Mercado do Bolhão
2018
12-03-2018
Mercado Temporário do Bolhão abre dia 2 de maio
Está definida a data de abertura para o Mercado Temporário do Bolhão, localizado no centro comercial La Vie. A inauguração acontece dia 2 de maio, após a transferência dos comerciantes do Bolhão ocorrer nos últimos dias do mês de abril.
07-03-2018
Transferência em Abril e obras em Maio no Bolhão
A Câmara do Porto já recebeu o último visto do Tribunal de Contas necessário ao arranque das obras no Mercado do Bolhão. Depois daquele tribunal ter validado a empreitada de mais de 22 milhões de euros, que terá a duração de 24 meses, chegou esta semana o visto que permite a gestão da obra por parte da empresa municipal GO Porto.
2017
07-11-2017
Bolhão adjudicado por 22 milhões
A empreitada de restauro e modernização do Mercado do Bolhão foi adjudicada ao agrupamento Alberto Couto Alves S.A. e Lúcio da Silva Azevedo & Filhos S.A por 22.379.000 euros, estando estabelecido um prazo global de execução de 720 dias.
18-09-2017
Bolhão: Mercado Temporário pronto
Estão concluídas as obras do Mercado Temporário do Bolhão. A estrutura, que ocupa mais de cinco mil metros quadrados no Centro Comercial La Vie, está preparada para receber os comerciantes do Bolhão, oferecendo-lhes as condições logísticas, de salubridade e de venda que o mercado centenário, neste momento, não reúne.
10-07-2017
Bolhão com fundos comunitários
A primeira candidatura a fundos comunitários do Portugal 2020 para o restauro e modernização do Mercado do Bolhão já foi aprovada. O valor da comparticipação aprovada nesta fase, no âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Porto, é de 1.566.263,27 euros.
21-06-2017
Concluída obra no subsolo do Bolhão
As obras no subsolo do Mercado do Bolhão estão terminadas. Recorde-se que esta foi a primeira empreitada no âmbito do restauro e modernização do Bolhão, que se traduziu no desvio de um curso de água e de infraestruturas subterrâneas. A obra, lançada pela Águas do Porto, era fundamental para permitir a intervenção nas fundações e criação de cave do Mercado.
12-06-2017
Arrancam obras do Mercado Temporário
A construção do mercado que vai acolher, durante cerca de dois anos, os vendedores do Bolhão, começou hoje. A estrutura, que está a ser montada dentro do Centro Comercial La Vie, a menos de 200 metros da entrada Norte do mercado, estará pronta em meados de agosto, e poderá de imediato receber os comerciantes do interior em ótimas condições. Este é, assim, mais um passo importante no desenvolvimento do complexo processo de restauro e modernização do Mercado do Bolhão.
31-03-2017
Avança o "Bolhão" temporário
O concurso para criação de um mercado temporário para acolher os comerciantes do Mercado do Bolhão enquanto este estiver a ser reabilitado foi hoje lançado. O espaço situa-se a poucos metros do mercado, no Centro Comercial La Vie e vai ser totalmente requalificado com bancas de mercado novas e modernas para receber os comerciantes. De acordo com a publicação oficial, a obra, a realizar deve ficar concluída no prazo de 60 dias.
07-03-2017
Maioria dos comerciantes fica no Mercado do Bolhão
Praticamente três quartos dos atuais comerciantes do interior do Bolhão vão continuar quando o edifício estiver reabilitado e já assinaram acordo com a Câmara do Porto. Ao contrário do que acontecia anteriormente, os comerciantes passam a poder transmitir o direito aos filhos, ficando também garantido que o mercado continuará a ser um local de venda de produtos frescos, com administração municipal. Todos manterão actividade dentro dos grupos de venda de produtos alimentares e frescos definidos pela autarquia. No interior do mercado não haverá lojas de marca no terraço, mantendo-se, por isso, o carácter genuíno do equipamento e da sua actividade tradicional.
2016
19-12-2016
Lançado concurso para o Bolhão
O concurso público internacional para o "Restauro e Modernização do Mercado do Bolhão" é esta segunda-feira, 19 de dezembro, lançado, com publicação do anúncio no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE). A Câmara do Porto, que usa para o efeito a sua empresa municipal de Gestão e Obras do Porto (GO Porto), optou por um Concurso Limitado por Prévia Qualificação, cuja primeira fase do procedimento consiste na qualificação prévia dos candidatos.
21-11-2016
Bolhão no La Vie aprovado
A localização do Mercado Temporário do Bolhão no Centro Comercial La Vie, a poucos metros do mercado que será restaurado, foi aprovada, em Assembleia Municipal, sem qualquer voto contra. Em causa estava a aprovação do contrato que permitirá à autarquia instalar naquele espaço comercial os comerciantes, enquanto a reabilitação durar. A proposta recebeu 33 votos a favor e 13 abstenções, depois de aprovação, por unanimidade, no Executivo. Será agora lançado o concurso para restaurar o edifício, modernizá-lo e devolvê-lo à cidade como mercado de frescos.
15-11-2016
Unanimidade em torno do Bolhão
O lançamento do concurso para o restauro e modernização do Mercado do Bolhão foi levado a reunião de Câmara, assim como o contrato que permitirá instalar temporariamente os comerciantes no Centro Comercial La Vie. As decisões sobre essa matéria ou foram aprovadas por unanimidade ou apenas com uma abstenção, gerando-se um largo consenso político em torno deste grande projeto para a cidade. Além de explicada a forma como vai ser lançado o concurso, foi explicada também como funcionará a comunicação, nomeadamente, o plano de comunicação e marketing do mercado temporário do Bolhão. O próprio edifício, durante a obra, será "embrulhado" com painéis que, numa primeira fase, serão direcionados para o mercado temporário que ficará situado no Centro Comercial La Vie.
01-08-2016
Obras do Bolhão começaram hoje
Há mais de 30 anos que o Porto ansiava por obras no Mercado do Bolhão. Após muitas promessas, visitas em campanhas eleitorais e outros tantos projetos, o Porto iniciou o restauro e modernização de um espaço icónico. Para já, os trabalhos no subsolo da Rua de Sá da Bandeira não obrigam à saída dos comerciantes, que deverão ser transferidos para o mercado temporário, para regressarem dois anos depois, ao mercado reabilitado, mas preservado na sua alma e nos seus vendedores.
27-07-2016
La Vie é a melhor solução para mercado temporário do Bolhão
O Centro Comercial La Vie Porto (antigo Plaza) vai acolher temporariamente, durante cerca de dois anos, os comerciantes do Mercado do Bolhão. A mudança temporária para um espaço comercial do Centro La Vie, com uma área aproximada de 5.700 metros quadrados, com estacionamento próprio e acesso a partir da mesma estação de Metro que servirá, no futuro, o Mercado do Bolhão reabilitado foi considerada a melhor opção. Das soluções alternativas, o La Vie foi, de longe, considerada a melhor, quer do ponto de vista comercial quer do ponto de vista do conforto para os comerciantes e clientes.
11-07-2016
Obras do Bolhão a 1 de agosto
Ao cabo de mais de três décadas de avanços e recuos, o Mercado do Bolhão vai começar a ser restaurado e modernizado este ano. As obras avançam a 1 de agosto, com trabalhos que decorrerão primeiro no exterior e no subsolo, tornando o processo irreversível. A realização dos trabalhos previstos não implica, ainda, a saída dos comerciantes, ficando sempre garantido o acesso ao mercado e a todas as lojas do exterior.
26-02-2016
Lançadas primeiras obras do Bolhão
A Câmara Municipal do Porto lançou o concurso público para o desvio de uma linha de água que atravessa o mercado do Bolhão no subsolo, numa empreitada prévia à da reabilitação daquele espaço emblemático da cidade.
26-01-2016
Mercado do Bolhão avança
A Câmara do Porto recebeu o parecer vinculativo da Direção-Geral de Cultura que permite requalificar o Mercado do Bolhão.
2015
22-04-2015
Projeto do Mercado do Bolhão apresentado
O mercado do Bolhão ficou a conhecer o seu futuro. Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, apresentou o projeto que vai fazer "renascer" aquele que é considerado uma das "jóias" da cidade do Porto e que estava há 30 anos à espera de obras de reabilitação.
18-04-2015
Bolhão alvo de requalificação
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, assumiu que os resultados financeiros da autarquia em 2014 vão permitir que a requalificação do Mercado do Bolhão avance sem depender de investidores privados ou de fundos comunitários. "A partir deste momento, o Mercado do Bolhão deixa de depender quer de investidores privados, quer de fundos. Mas com certeza que o vamos candidatar. [Era o que] mais faltava que não fosse candidatável", referiu o autarca.