Aqui vai crescer um novo Batalha!
21-11-2019

Arrancou a empreitada de reabilitação do Cinema Batalha, sob o lema "Aqui vai crescer um novo Batalha!". A cargo da GO Porto - Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto, a obra perfaz um investimento superior a três milhões de euros e tem uma duração estimada de vinte meses.


A intervenção no edifício histórico, em que a vertente da arquitetura assume grande preponderância, contempla a reformulação e remodelação do Cinema Batalha, com trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies (pavimentos, paredes e tetos), das coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes.

A conhecida Sala Bebé dará lugar a uma sala polivalente com bar e outras valências sociais. Em substituição, será construída uma sala-estúdio na parte posterior do segundo balcão, com capacidade para cerca de 135 pessoas. A plateia deverá manter os 243 lugares e a tribuna contará com 136. Por forma a contemplar a acessibilidade a cidadãos com mobilidade reduzida, está prevista a instalação de um elevador e de acessos diversos neste âmbito.

Assim, e dada a importância deste equipamento na história do Porto e a sua relação intemporal com a cidade, a comunicação e promoção desta empreitada contempla a instalação de uma tela gigante que envolve a fachada do edifício e ainda a exibição de uma maquete ilustrativa do resultado final do projeto de arquitetura.

A cargo do arquiteto Alexandre Alves Costa e do Atelier 15 Arquitectura, as linhas gerais deste projeto foram apresentadas em julho de 2017, juntamente com as intenções programáticas para a recuperação da antiga sala de cinema, pela Câmara Municipal do Porto.

Após a emissão do visto pelo Tribunal de Contas no final do passado mês de outubro, a obra está agora em andamento e pode ser acompanhada em Obras em curso neste site. Para mais informações está também disponível, como habitualmente, uma linha de obra através do número 228 339 303.