22/09/2019

Uma das obras mais importantes no campo da mobilidade e transportes da cidade do Porto dá os seus primeiros passos na próxima segunda-feira, 23 de setembro, com o início das obras do Terminal Intermodal de Campanhã, um projeto revolucionário para os transportes na cidade.


Esta infraestrutura passará a abranger não só os comboios suburbanos e os de longo curso, o Metro e a rede urbana da STCP, como também os autocarros de serviço intermunicipal e regional que passam a dispor de um terminal de última geração, numa zona da cidade de fácil acessibilidade rodoviária.




A nova plataforma intermodal representa um investimento de 12.599.982,03 € e perfaz uma área bruta total de construção de cerca de 24 mil metros quadrados. Esta renascida infraestrutura irá integrar áreas utilitárias - parque de estacionamento, terminal de camionagem, estação de serviço, paragens kiss & ride, parque de bicicletas e parque de táxis - áreas complementares de apoio ao público e áreas administrativas, bem como áreas técnicas essenciais.


O prazo de execução desta empreitada é de 635 dias, isto é, aproximadamente 21 meses.


A empreitada do Terminal Intermodal de Campanhã tem apoio financeiro da União Europeia - FEDER - e apoio financeiro público nacional/regional.


Recorde-se que esta obra é um dos projetos-charneira do atual Executivo de Rui Moreira, um equipamento prometido à cidade desde 2003 e que, após quase 14 anos de impasse, vê agora ser escrito um novo capítulo da sua história.

Ver também
Notícias