16/11/2022

Mercado do Bolhão, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) e o Edifício de São Dinis (sede da GO Porto e Porto Ambiente), estão nomeados para os Prémios CONSTRUIR 2022.


Esta distinção foi criada pelo jornal Construir, com o objetivo de homenagear e distinguir o trabalho de empresas e profissionais dos diversos setores da construção. No caso do Bolhão, está nomeado em quatro categorias, entre as quais a que é dedicada ao melhor projeto de reabilitação. Este reconhecimento surge no ano da reabertura do mercado histórico do Porto, após a exigente obra de restauro e modernização do edifício da autoria de Nuno Valentim. A obra foi executada pela Lucios e ACA, com fiscalização da MC2E – Consultores de Engenharia.

 

O TIC é outro dos edifícios municipais nomeado. Inaugurado em julho deste ano, o projeto que vem revolucionar a mobilidade no concelho e apresentar um forte contributo para a descarbonização da cidade está nomeado para os prémios de “Arquitetura (Melhor Projeto Público)” e “Fiscalização e Coordenação”. O projeto é da autoria de Nuno Brandão Costa e a empreitada ficou a cargo da empresa Alexandre Barbosa Borges, SA, com fiscalização da RIPÓRTICO – Engenharia, Lda.

 

O Edifício de São Dinis, recuperado para se assumir como sede das empresas municipais GO Porto e Porto Ambiente, conta com 3 nomeações, desta feita nas categorias de “Arquitetura (Melhor Projeto Público)”, “Engenharia (Melhor Projeto Público)”, e “Sustentabilidade”. Este edifício foi já em 2022 vencedor dos “Prémios verdes” e é o primeiro imóvel público de reabilitação do país a receber a certificação ambiental LEED. O projeto é de César Machado Moreira, a obra foi realizada pela Atlantinível e a fiscalização pela Mc2e-consultores de engenharia.

 

As votações para os prémios encerram amanhã, 17 de novembro, e a cerimónia de entrega dos prémios está agendada para dia 21 de novembro, em Lisboa, a cerimónia de entrega dos prémios.

 

Ver também
Notícias