11/02/2022

A Câmara do Porto concluiu, esta sexta-feira, a requalificação do troço nascente da Rua de Vila Nova, a primeira intervenção a ficar finalizada no âmbito do Programa Rua Direita.

 

A empreitada na Rua de Vila Nova, nascente, na zona de Aldoar, visou uma reestruturação dos passeios e faixa de rodagem, a execução de nova pavimentação e a colocação de pequenas áreas ajardinadas. Além destes, os trabalhos contemplaram ainda a substituição da rede de abastecimento de água, a criação de pontos de recolha de resíduos sólidos urbanos, a implantação de rede de tubagem de telecomunicações e a remodelação da rede de iluminação pública existente.

 

Realizada pela empresa de Gestão e Obras do Porto – GO Porto, a empreitada representou um investimento municipal na ordem dos 680 mil euros.

 

Recorde-se que o Rua Direita é um programa municipal de reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade, tendo por objetivo devolver condições de circulação e fruição do espaço público de zonas que, durante décadas, não receberam qualquer intervenção.

 

Geograficamente abrangente, o programa Rua Direita inclui todo o território da cidade, contemplando além de espaços públicos, antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação e ruas degradadas em tecido consolidado. Trata-se, assim, de uma espécie de trabalho de “filigrana”, com vista à reconversão de perto de uma centena de arruamentos, correspondentes a cerca de 15 quilómetros de intervenção.

 

No âmbito deste programa municipal, estão em curso seis empreitadas de requalificação, mais concretamente no troço poente da Rua de Vila Nova e a Travessa da Costibela, na Rua de Via-Sacra e outras, na Rua Silva Porto (parcial), na Rua da Arada, na Rua do Encontro e outras e na Rua da Granja de Lordelo.

 

Mais detalhes desta intervenção, disponíveis no nosso portefólio.


Galeria
Item 1 de 20
Ver também
Notícias