18/05/2023

Está concluída a empreitada que permitiu a requalificação e a modernização da Quinta do Mitra, em Campanhã.

 

A obra contemplou a reabilitação do edifício e a reformulação paisagística global do espaço exterior no perímetro da Quinta, tornando-o numa grande área pública e de expansão, numa ótica de continuidade do parque urbano do Terminal Intermodal de Campanhã.

 

O edifício foi, assim, totalmente transformado e requalificado, respeitando sempre o seu valor arquitetónico. Programaticamente, foi organizado sobretudo para ser uma estrutura flexível e polivalente, com espaços interiores correspondentes à sua divisão estrutural de origem.

 

Desta forma, os principais trabalhos incluíram a revisão e reforço periférico da sua estrutura, a substituição integral dos pisos e vigamentos de telhado, tratamento e recuperação dos paramentos de pedra, novas caixilharias com vidros duplos e corte térmico, bem como o tratamento acústico, térmico e de ventilação de todo o edificado, complementado por sistema de AVAC.

 

O volume que continha a capela em ruínas foi reabilitado para se transformar num pequeno auditório polivalente, com cobertura em caixilharia envidraçada - uma grande claraboia que enfatiza a teatralidade do espaço e a sua memória.

 

Além destes, foi restaurada a única sala que permanecia no seu estado original, conservando a sua integridade geométrica e linguagem oitocentista, repondo as guarnições, rodapés, portadas e janela com o desenho original, marcando, assim, a memória do palacete, representada neste espaço preservado e reconstruído.

 

Também é de destacar o arranjo paisagístico do espaço exterior, que contemplou a colocação de áreas ajardinadas e de fácil acessibilidade pedonal, bem como a criação de uma área de estacionamento coberta.

 

A intervenção, entregue hoje ao património, esteve a cargo da empresa municipal de Gestão e Obras do Porto – GO Porto – e representou um investimento a rondar os 1,2 milhões de euros.

Galeria
Item 1 de 8
Ver também
Notícias