11/11/2022

A partir da próxima segunda-feira, dia 14 de novembro, a Rua de Alexandre Braga estará interdita ao trânsito, devido ao início dos trabalhos para transformar este arruamento do entorno do Mercado do Bolhão numa rua pedonal.


A empreitada, assegurada pela empresa municipal GO Porto, irá pedonalizar a Rua de Alexandre Braga. O projeto integra o plano municipal de pedonalização do Centro Histórico do Porto e é uma das primeiras obras do Gabinete do Espaço Público, criado na empresa municipal.


Na mesma data, inicia também a Beneficiação de Pavimentos da Rua de Fernão Vaz Dourado e Outras.


A intervenção implicará a proibição do trânsito, exceto cargas, descargas e acesso a garagens, na Rua de Alexandre Braga, conforme sinalização a estabelecer no local. Num investimento municipal de 184.416 euros, a obra permitirá potenciar o comércio local e criar melhores condições de usufruto do espaço pelas pessoas, nas melhores condições de segurança.


Localizada a nascente do Mercado do Bolhão, reaberto no dia 15 de setembro, e paralela à Rua de Santa Catarina, a Rua de Alexandre Braga será objeto de uma obra “mínima”, explicou ao JN o vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha. “Basicamente será transformar a faixa de rodagem, colocando-a ao nível dos passeios. Vamos manter a calçada portuguesa, mas o asfalto será retirado e no local colocado cubo de granito senado igual ao que existe na Avenida dos Aliados”, acrescentou.


Graças à construção do túnel subterrâneo de acesso à cave logística do Bolhão, este arruamento ficou com a “apetência para ser mais calma, amiga do peão e do comércio”, concluiu Pedro Baganha.

Ver também
Notícias