26/11/2020

Foi há precisamente um ano que a cidade ganhou um novo equipamento desportivo, o primeiro Skate Park do Porto. O sucesso foi tal que o Município já decidiu ampliar o recinto, num projeto que ficará concluído no início do verão de 2021.


Um ano após a sua inauguração, o Skate Park do Porto superou todas as expetativas em termos de adesão, oferecendo as condições ideais para a evolução dos muitos praticantes de skate na cidade e despertando igualmente o interesse de centenas de outros jovens para a prática da modalidade.


Planeado para ser integrado no Parque Desportivo de Ramalde, o equipamento foi projetado ao longo de vários meses pelo arquiteto e skater Francisco Lopez “França”, um dos principais especialistas na área, em colaboração com vários skaters da cidade, precisamente para corresponder às expetativas dos muitos praticantes da modalidade. A obra ficou a cargo da empresa municipal de Gestão e Obras do Porto - GO Porto.


Com uma área aproximada de 950 metros quadrados, um espaço idealizado para permitir o progresso não só dos principiantes, mas também dos mais experientes, que ali podem encontrar uma oferta muito variada de obstáculos.


Além do skate, o parque pode ainda ser utilizado para a prática informal de outras modalidades sobre rodas, como a patinagem inline agressive ou o BMX freestyle, oferecendo todas as condições para acolher competições dos mais diversos níveis técnicos, desde o iniciante ao profissional.


“Este era um equipamento que a cidade reclamava há vários anos e que faz parte da estratégia de alargamento dos equipamentos desportivos ao serviço da cidade. Tínhamos a expetativa de que o projeto iria ser bem aceite pela comunidade e fomos agradavelmente surpreendidos com o tamanho do seu sucesso...”, afirma Catarina Araújo, vereadora responsável pelo Desporto da Câmara do Porto.


De facto, “em apenas um ano, o Skate Park tornou-se um espaço de eleição para os muitos praticantes que estavam espalhados por outros pontos da cidade e que aqui encontraram um local seguro e com todas as condições para treinarem as suas manobras e evoluírem neste desporto. Ao mesmo tempo, despertámos o interesse de outros jovens por esta modalidade, fomentando o espírito desportivo e a adoção de estilos e comportamentos de vida saudáveis, que era também um objetivo deste projeto”, destaca.



Segunda fase avança já no próximo ano


As novidades não se ficam por aqui. O Município já deu luz verde para se avançar com um projeto de ampliação do Skate Park, que permitirá não só duplicar a área do recinto, como também alargar a oferta de obstáculos. Serão também criadas zonas de estadia, com bancos e papeleiras, e ainda reforçada a iluminação pública no parque.


O projeto será uma vez mais desenvolvido por Francisco Lopez, devendo a obra estar concluída no início do verão do próximo ano. O investimento é de cerca de 150 mil euros.


O ano de 2021 marcará, igualmente, o arranque da segunda fase de requalificação do Parque Desportivo de Ramalde / INATEL. Com um investimento de mais de dois milhões de euros, esta segunda fase prevê a construção de um novo campo de futebol e rugby, bem como a criação de uma zona de lançamentos e tiro com arco. Será também construído um edifício de apoio com balneários e áreas técnicas, além da remodelação dos balneários existentes.


Recorde-se que o antigo “Campo de Ramalde” (INATEL) foi recuperado pela autarquia e devolvido aos clubes e atletas da cidade, em abril de 2017, após um investimento que rondou os 700 mil euros. A reabilitação permitiu dotar o parque de uma nova pista de atletismo em tartã com seis corredores e medidas oficiais; campo de relva sintética para a prática de futebol de 11, futebol de 7 e de rugby; quatro novas torres de iluminação, com dois níveis de luminosidade (treino e competição). O recinto beneficiou ainda de obras de melhoria no edifício de apoio, balneários e áreas técnicas.

Ver também
Notícias