17/05/2023

A empreitada visou a requalificação e modernização do espaço exterior e interior da Quinta do Mitra, tornando-a numa grande área pública, de fácil acessibilidade e de expansão na continuidade do Parque Urbano que enquadra o Terminal Intermodal de Campanhã.

 

O edifício foi totalmente transformado e requalificado, através da revisão e reforço periférico da sua estrutura, da substituição integral dos pisos e vigamentos de telhado, tratamento e recuperação dos paramentos de pedra, de novas caixilharias e acabamento do telhado, bem como do tratamento acústico, térmico e de ventilação de todo o edifício.

 

A Quinta do Mitra passou também a ter um pequeno auditório polivalente, com cobertura em caixilharia envidraçada, uma grande claraboia que enfatiza a teatralidade do espaço e a sua memória.

 

Além destes, foi restaurada a única sala encontrada no seu estado original, conservando a sua integridade geométrica e linguagem oitocentista, mantendo a maceira original e repondo as guarnições, rodapés, portadas e janela com o desenho original, marcando assim a memória do palacete, representada neste espaço preservado e reconstruído.

Empreitada:
Reabilitação da Quinta do Mitra
Dono de obra:
GO Porto - Gestão e Obras do Porto, EM
Investimento:
1.172.475,00 € + IVA
Prazo:
455 dias
Empreiteiro:
FL Construções, Lda. (Alvará n.º 68930-PUB)
Fiscalização:
AVP - Engenharia, Lda.
Projetista:
Brandão Costa, Arquitectos, Lda.
Galeria
Item 1 de 9
Notícias