Escola Secundária Alexandre Herculano
Requalificação e Modernização das InstalaçõesA Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Secundária Alexandre Herculano teve por objetivo a intervenção no edifício classificado como Monumento de Interesse Público, da autoria do Arquiteto Marques da Silva, iniciado em 1914, concluído em 1931 e inaugurado em 1934. A empreitada contemplou a requalificação do edifício com as necessidades educativas atuais, melhorando as condições de conforto, reabilitando as superfícies (pavimentos, paredes e tetos) e construindo e instalando novos equipamentos e redes. Um esquema compositivo simétrico define um corpo principal avançado onde, atualmente, se localizam a administração e as entradas principais (piso 0), o museu de história natural (piso 1) e duas antigas habitações – uma degradada e a outra em funcionamento com fins diversos (piso 2). Ler Mais.
Escola Secundária Alexandre Herculano
A Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Secundária Alexandre Herculano teve por objetivo a intervenção no edifício classificado como Monumento de Interesse Público, da autoria do Arquiteto Marques da Silva, iniciado em 1914, concluído em 1931 e inaugurado em 1934.
A empreitada contemplou a requalificação do edifício com as necessidades educativas atuais, melhorando as condições de conforto, reabilitando as superfícies (pavimentos, paredes e tetos) e construindo e instalando novos equipamentos e redes.
Um esquema compositivo simétrico define um corpo principal avançado onde, se localizam a administração e as entradas principais (piso 0), o museu de história natural (piso 1) e duas antigas habitações – uma degradada e a outra em funcionamento com fins diversos (piso 2). Dois corpos paralelos, ligeiramente recuados, onde se localizam os laboratórios (com um só piso) e rematados no extremo nascente por um auditório/anfiteatro, e no extremo poente pelo antigo cinema, determinam, com o corpo central referido, a fachada nobre aberta à Avenida Camilo Castelo Branco.
Em quatro corpos perpendiculares aos descritos localizavam-se as salas de aula (os dois corpos dos extremos nascente e poente têm ainda um piso em semicave, onde se localizam arquivos, a nascente, e salas de atividades extracurriculares, a poente). Estes corpos organizam três pátios exteriores de recreio, arborizados (nascente, central e poente). O pátio central, de maiores dimensões, é atravessado por uma galeria coberta (a cobertura constitui-se enquanto passagem em varanda/passadiço, ligando as duas alas de salas, ao nível do piso 1) e rematado por um corpo transversal onde se localizam um ginásio, a piscina, um setor da biblioteca e um espaço dedicado ao acervo do museu da física. A sul destes edifícios existe uma zona exterior desportiva.
O projeto de requalificação e modernização mantém especial atenção ao valor histórico desta preexistência, pelo que se assume a eliminação das construções espúrias entretanto realizadas. No mesmo sentido e no respeito pelo desenho original foram novamente abertos, ao nível do piso 0, todos os vãos de comunicação, também alterados, entre galerias/corredores e espaços exteriores.
Os pavimentos interiores foram renovados, mantendo-se a lógica atual: soalhos nas salas de aulas e espaços administrativos e/ou de estudo; mosaico hidráulico nos laboratórios; betonilhas nas caves e espaços técnicos. A cozinha e instalações sanitárias têm pavimentos revestidos com mosaico porcelânico. Nalguns espaços de uso coletivo, como o refeitório ou a cafetaria, o pavimento colocado é em marmorite.
Na reabilitação dos edifícios existentes do Liceu Alexandre Herculano, as estruturas de madeira dos pavimentos e tetos foram substituídas por lajes de betão armado.
As paredes, os rodapés e lambrins das salas de aulas e espaços administrativos e/ou de estudo foram reabilitados e pintados.
Os laboratórios, o refeitório e as instalações sanitárias foram revestidos por lambrins em azulejo.
Os tetos das salas de aulas, espaços administrativos e/ou de estudo e de outros espaços de uso coletivo são, em geral, novos, em gesso cartonado, com características de condicionamento acústico.
As redes e equipamentos de aquecimento, ventilação, eletricidade, iluminação, comunicações e águas também são novas.
A norte do Bloco A, o corpo central voltado para a entrada principal é ocupado, ao nível do piso 0, pelos setores ligados à gestão e administração da escola. Ao nível do piso 1, nesta zona nobre do edifício de maior valor simbólico, localizar-se-á, em posição central, a biblioteca. Nos dois braços que, com o corpo central, conformam o Bloco A se localizam, no piso 0, a sala de diretores de turma, a loja escolar e instalações sanitárias. No piso 1 há duas salas de ciências e dois espaços de apoio da biblioteca, o arquivo e o gabinete de gestão. No piso 2, as antigas habitações foram convertidas em diversos serviços de apoio complementares às atividades da Escola.
O Bloco B é constituído por três alas – norte, nascente e poente – formando um U aberto a sul e tem, entre outros espaços, laboratórios com uma sala de apoio e preparação, uma sala de grandes grupos com duplo pé-direito (atual anfiteatro/auditório) e um gabinete de primeiros socorros. A ala poente deste Bloco, constituída por dois pisos, 0 e 1, é ocupada por treze salas de aulas e uma sala de Ciências.
O Bloco C (tal como o Bloco B) é constituído por três alas – norte, nascente e poente –, formando um U aberto a sul e inclui na ala norte, com um só piso, dois laboratórios com uma sala de apoio e preparação. No mesmo piso, na articulação com a ala poente, o cinema/auditório (antigo cinema), com pé-direito duplo, foi reformulado, no respeito integral da sua forma original, beneficiando de uma sala de apoio no piso 1. No piso 0 e na semicave da ala poente se localizam salas de informática e salas de artes. Estas foram abertas para um núcleo arbóreo exterior existente – o laranjal. A ala nascente deste Bloco, constituída por dois pisos, 0 e 1, está ocupada por treze salas de aulas e uma sala de Ciências.
O Bloco D situa-se a sul do conjunto, na perpendicular das alas poente e nascente, respetivamente dos Blocos B e C. O programa de reabilitação e remodelação introduz alterações de relevo, no corpo onde, inicialmente, se situava o ginásio. Em semicave, com piso rebaixado para se criar o necessário pé-direito, se localizam, no extremo nascente, a cozinha e as zonas de preparação de refeições, com acesso ao nível do terreno, por rampa, para facilidade dos abastecimentos e da saída de resíduos. No piso 0 e sobre este setor localiza-se o núcleo dos alunos, constituído por cafetaria/bar e instalações sanitárias. No piso 1 foi instalado o acervo dos núcleos da memória e do conhecimento.
No espaço central, beneficiando da ampliação dos vãos existentes e da criação de saídas diretas para o exterior, foi instalado, no piso -1, o refeitório, que funciona nos espaços de tempo entre o serviço de refeições, como outro núcleo dos alunos. Ao nível do piso 0, com pé-direito duplo, se mantém o ginásio.
No extremo poente, se localizam, na semicave e no piso 0, dois conjuntos de balneários. Na semicave localizam-se ainda espaços integrantes do núcleo dos alunos, como a rádio escolar e a associação de estudantes.
A área do piso 1 deste corpo poente é ocupada pela sala de ginástica e dança.
A acessibilidade aos diferentes níveis e blocos está assegurada pelas escadas existentes e por novos acessos, nomeadamente novas escadas, elevadores, plataforma elevatória e rampa exterior.