O programa incluiu a reabilitação do edificado e o cuidadoso restauro e reposição de todos os elementos originais, muito afetados por ações do tempo e de vandalismo, bem como as melhores soluções técnicas nas diferentes especialidades, sem alterar o carácter do edifício.
A intervenção no Cinema Batalha contemplou, assim, trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies (pavimentos, paredes e tetos), das coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes.
O programa de reabilitação visou, em primeiro lugar, o novo destino a dar à Sala Bebé. Desde o início da abordagem foi considerado importante recuperar aquele espaço, não só por razões de retoma do projeto original, mas porque tal poderia significar torná-lo um espaço de uso bastante versátil, o que lhe conferiria alguma autonomia programática em relação aos restantes espaços, já que beneficia de uma ligação à Praça da Batalha, totalmente independente. O facto de se encontrar muito próximo da área de direção e programação é também uma mais-valia. Esta opção acarretou a necessidade de estabelecer uma localização diferente para um novo cinema estúdio.
A sala principal, contando com os lugares da plateia, da tribuna e do segundo balcão, é considerada de grande dimensão para os tempos atuais. Por isso, o novo cinema estúdio localiza-se na parte posterior do segundo balcão desta sala, construindo-se uma espécie de caixa autónoma, encerrada, com cerca de 126 lugares. Optou-se por manter os 311 lugares correspondentes à tribuna e à plateia e 46 lugares das três primeiras filas do segundo balcão e, ainda, por se incluir uma nova cabina de projeção para servir a sala principal.
O funcionamento da globalidade dos espaços implicou soluções adequadas aos espectadores de mobilidade reduzida, contemplando a instalação de um elevador que percorre verticalmente todo o edifício, a partir do piso da cave, onde se localizam a sala polivalente e as da direção, até ao do terraço, onde uma esplanada permitirá usufruir da belíssima paisagem urbana. Como complemento, foram colocadas uma pequena plataforma elevatória num dos acessos ao estúdio e curtas rampas no átrio de entrada e junto ao bar da cave.
O foyer lateral da tribuna inclui uma área de leitura/pequena biblioteca totalmente aberta.