É Obra | Ficha técnica
Título: GO Porto | É Obra
Edição: Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto (GO Porto, EM)
Textos: Textos extraídos e adaptados das memórias descritivas dos projetos, com exceção da Rede de Parques Infantis, Programa de Arte Pública e Programa Rua Direita.
Imagens: GO Porto; Câmara Municipal do Porto; Miguel Nogueira; Filipa Brito; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Sara Ferreira; José Lameiras; Arquiteto Nuno Valentim; Foto Engenho - Projetos e Serviços de Fotografia, Lda.; Atelier Miguel Melo Arquitetura; Kengo Kuma + Ooda; Oriental Hub, SA; Atelier 15 Arquitetura, Lda.; Camilo Rebelo Arquitecto Unipessoal, Lda.; Teresa Noronha; Domitianus - Arquitetura, Lda.; Domuscrea, Lda.; Brandão Costa Arquitectos, Lda.; Deparquitectura, Lda. e Pablo Rebelo & Pedro Pereira, Lda.
Design: Q’ria Ideias - Agência de Design e Comunicação
Conselho de Administração
Arq.º Pedro Baganha | Presidente do Conselho de Administração
Arq.ª Cátia Meirinhos | Vice-Presidente do Conselho de Administração
Eng.º Manuel Aranha | Vogal do Conselho de Administração
goporto.pt

Programa de Arte Pública

Instalação

O objetivo central deste programa municipal é dotar o Porto de um museu contemporâneo ao ar livre, cujos conteúdos permitem contribuir para a valorização do centro histórico e do património histórico-cultural de diferentes territórios da cidade. No âmbito do Programa de Arte Pública, coube à empresa municipal de Gestão e Obras do Porto – GO Porto, entre outros, a instalação na cidade de obras de artistas como Fernando Lanhas, João Louro, Dalila Gonçalves e Alberto Carneiro. O museu ao ar livre é identificado através da instalação de uma pedra em granito gravada a pico a baixo-relevo, com a indicação do nome da obra e autor. “À Cidade”, de Fernando Lanhas, foi a primeira obra de arte a ser instalada neste âmbito, no topo nascente do Túnel da Ribeira. A intervenção na empena deste túnel foi essencial para assegurar todas as condições necessárias de forma a receber a obra de arte. Neste sentido, realizaram-se trabalhos de limpeza, preparação da superfície e assentamento da obra de arte. Ler Mais.

“À CIDADE” - FERNANDO LANHAS

“DEAD END #15 - HIGHWAY PANELS” - JOÃO LOURO

“KNEADED MEMORY / MEMÓRIA AMASSADA” - DALILA GONÇALVES

“METÁFORA DAS ÁRVORES” - ALBERTO CARNEIRO