O objetivo central deste programa municipal é dotar o Porto de um museu contemporâneo ao ar livre, cujos conteúdos permitem contribuir para a valorização do centro histórico e do património histórico-cultural de diferentes territórios da cidade.
No âmbito do Programa de Arte Pública, coube à empresa municipal de Gestão e Obras do Porto – GO Porto, entre outros, a instalação na cidade de obras de artistas como Fernando Lanhas, João Louro, Dalila Gonçalves e Alberto Carneiro.
O museu ao ar livre é identificado através da instalação de uma pedra em granito gravada a pico a baixo-relevo, com a indicação do nome da obra e autor. “À Cidade”, de Fernando Lanhas, foi a primeira obra de arte a ser instalada neste âmbito, no topo nascente do Túnel da Ribeira. A intervenção na empena deste túnel foi essencial para assegurar todas as condições necessárias de forma a receber a obra de arte. Neste sentido, realizaram-se trabalhos de limpeza, preparação da superfície e assentamento da obra de arte.
O painel é constituído por 875 azulejos em base cerâmica, dispostos em 35 fiadas na vertical e 25 na horizontal, com as dimensões totais de sete por cinco metros. Seguiram-se as obras de João Louro, “Dead End #15 – Highway Panels”, na Avenida D. Afonso Henriques, e Dalila Gonçalves, “Kneaded Memory/Memória Amassada”, na zona de São Bento.
As “Três metáforas de árvores para uma árvore verdadeira”, de Alberto Carneiro, estão localizadas no Largo de São Domingos, tendo sido especificamente concebidas pelo artista plástico para o local.
O conjunto escultórico é constituído por três árvores em granito (com alturas de cinco, seis e sete metros) e integra também uma oliveira natural e relva. As peças graníticas apresentam-se com troncos esguios, nos quais se inscrevem as palavras “Vida” e “Arte”. Sobrepõem-se as copas, alongadas e estilizadas, marcando a verticalidade do local.
A intervenção incluiu escavações para a execução de sapatas em betão, montagem do conjunto escultórico e plantação de uma árvore natural, a Oliveira. Além destes trabalhos, foram ainda repostos os canteiros em relva, sistema de rega e iluminação exterior das peças implantadas.
Obras Realizadas:
“À Cidade” Painel de Azulejos – Fernando Lanhas
Dead End #15 – João Louro
Kneaded Memory/Memória Amassada – Dalila Gonçalves
Metáfora das Árvores – Alberto Carneiro