A empreitada de Requalificação da Avenida de Fernão de Magalhães concretizou, nesta artéria, as conclusões do Programa de Transportes – Corredores de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ) da Zona Oriental do Porto. Mais concretamente, o estabelecimento de um novo Corredor de Autocarros de Alta Qualidade com a circulação do transporte individual, cargas e descargas de apoio ao comércio, estacionamento diurno de curta duração e acessos a garagens.
A solução assentou no sentido de trânsito contínuo de sul para norte, desde o Campo 24 de Agosto até à Praça Francisco Sá Carneiro. Na grande parte do seu traçado, esse sentido passou a ser servido por uma via, desdobrando-se em duas entre o entroncamento com a Rua de Coutinho de Azevedo e a referida praça. O corredor BUS conta ainda com um troço de sentido descendente (norte-sul).
Além destas, o aumento das condições de segurança e de conforto ambiental de todos os utilizadores está garantido pelo estreitamento das vias de circulação, com a consequente redução da velocidade, da poluição e do ruído.
A melhoria das acessibilidades universal e de deslocação a pé foi assegurada pelo alargamento dos passeios, pela opção por pavimentos pedonais confortáveis e de fácil manutenção e pelo rebaixamento dos acessos às passadeiras pedonais e libertação de corredor de passagem sem obstáculos.
A intervenção teve por base uma regra geométrica modular que organizou o dimensionamento e a implantação dos diferentes elementos. Esta regra definiu as dimensões dos lugares de estacionamento, o compasso de plantação das árvores, o espaçamento das colunas de iluminação pública ou das papeleiras, mas também as dimensões de lancis, caldeiras para árvores de alinhamento e outros elementos construídos.
O novo desenho urbano da Avenida de Fernão de Magalhães inclui a execução das faixas de rodagem e dos passeios pedonais em betão betuminoso e lancis de granito. Nas passadeiras pedonais foram colocados pavimentos pitonados e direcionais de cor clara, para assegurar o contraste com a cor dos pavimentos.
As paragens dos autocarros estão dotadas de iluminação noturna, de informação – em tempo real – do tempo aproximado de chegada do próximo autocarro, de mapas de deslocação pedonal até aos principais equipamentos e locais de maior interesse e de máquinas para carregamento de cartão andante (nas principais paragens).
A arborização, localizada nos passeios e, maioritariamente, de ambos os lados da faixa de rodagem, foi pensada com o objetivo central da melhoria das condições bioclimáticas em meio urbano de relativa compacidade, considerando designadamente aspetos futuros do conforto no espaço público decorrentes das alterações climáticas. As espécies escolhidas são de folha caduca, beneficiando as condições nas épocas frias.
A qualidade funcional do espaço decorre da coerência formal entre os perfis transversais adequados às diferentes situações viárias e da qualidade dos sistemas construtivos e materiais de construção, do mobiliário urbano, da iluminação pública, da arborização e da estrutura da drenagem das águas pluviais.
A coordenação dos projetos de rede de infraestruturas enterradas permitiu maior eficiência na implantação dos diferentes traçados, proporcionando a eliminação de tampas de visita no espaço dos rodados das vias de circulação, o ordenamento da localização de armários e outros elementos aparentes, bem como a sistematização das ligações à rede dos tubos de queda de águas pluviais.
Além de toda a reformulação do desenho urbano e da implementação de novos equipamentos de superfície, como mobiliário urbano, a intervenção na Avenida de Fernão de Magalhães contemplou uma reformulação profunda de todas as redes hidráulicas, designadamente das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais e residuais, bem como a execução de uma nova rede de telecomunicações, de uma rede de semáforos (S.L.A.T.), de uma rede de iluminação pública dotada de tecnologia LED com telegestão, da instalação de novos equipamentos de recolha de resíduos sólidos urbanos (R.S.U) e da implementação de sinalização vertical e horizontal totalmente adaptadas à nova realidade da avenida.
A notar também que, tendo em vista a profunda intervenção realizada, foi garantida a coordenação com entidades externas, no sentido de as mesmas executarem trabalhos de renovação de redes ao longo da avenida, dando-se especial ênfase às redes de distribuição de energia em alta, média e baixa tensão (AT, MT e BT).