25/01/2024

Lançado em 2018, o programa Rua Direita visa a reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade que, durante décadas, não receberam qualquer intervenção.

 

Após a primeira fase relativa à escolha, por concurso público internacional, da equipa de projetistas, a primeira empreitada, na Rua de Vila Nova, arrancou em setembro de 2020.

 

Volvidos 3 anos, o programa municipal conta já com 12 arruamentos concluídos, entre os quais as requalificações das ruas Silva Porto e da Via-Sacra, 31 em curso e 6 a concurso.

 

São 30 milhões de euros de investimento global para um trabalho de "filigrana", que contempla, além de espaços públicos, antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação e ruas degradadas em tecido consolidado.

 

Num total de 90 artérias a intervencionar, a cargo da GO Porto, constam ainda 29 arruamentos com projeto em revisão e 12 arruamentos com projeto em curso.

 

Para 2024, estão previstas arrancar mais 43 intervenções nas ruas da cidade, com especial incidência nas freguesias de Ramalde, Paranhos e Campanhã.

Galeria
Item 1 de 3
Ver também
Notícias