O município do Porto dá um passo importante no fortalecimento da sua Zona Oriental com o arranque da obra do Equipamento Municipal | Feiródromo de Campanhã, um novo espaço destinado à realização de feiras de maior dimensão, como as já tradicionais feiras da Vandoma e do Cerco.
O projeto pretende não apenas colmatar a necessidade de um local suficientemente amplo e adequado para estas feiras, mas também contribuir para a dinamização comercial e social desta zona, tornando-se um novo ponto de encontro para toda a cidade.
Localizado junto à estação de metro Nasoni, o futuro equipamento vai ser um ponto comercial estratégico, com capacidade para 152 bancas, todas equipadas com uma estrutura para serem devidamente sombreadas.
A obra do Feiródromo de Campanhã prevê a construção de um espaço amplo, a céu aberto e com infraestruturas adequadas, permitindo a realização de eventos de maior escala. Outra preocupação do projeto é garantir e promover boas práticas comerciais, transformando-o num local adequado e convidativo, com possibilidade de, no futuro, haver um crescimento e abertura a novos agentes.
Nesta obra de grande dimensão social e económica, o conforto e a segurança para expositores e visitantes são outras prioridades assumidas. Além das bancas, o Feiródromo vai contar com instalações sanitárias, iluminação pública, e infraestruturas essenciais como eletricidade, abastecimento de água, drenagem de águas pluviais e residuais, além de sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos. A requalificação do espaço público também faz parte do projeto, com uma melhoria da estética e da funcionalidade da área.
A cargo da GO Porto, a empreitada do Equipamento Municipal | Feiródromo vem responder à necessidade de um espaço adequado para a realização de feiras de maior dimensão na cidade do Porto, como as feiras da Vandoma e do Cerco.
Desenvolvimento da Zona Oriental
A empreitada reflete a aposta estratégica do município do Porto no desenvolvimento da Zona Oriental, que tem vindo a ser revitalizada e requalificada para acolher novos projetos urbanos e comerciais. Com a criação do Feiródromo, a zona ganha um novo polo de atração para moradores, comerciantes e turistas, criando um ambiente propício para a promoção de boas práticas comerciais e incentivando o crescimento de novos agentes económicos.
O Equipamento Municipal | Feiródromo de Campanhã será, assim, a nova "casa" das feiras mais emblemáticas da cidade, promovendo o comércio local e criando um espaço de convivência e interação entre todos os cidadãos.
A obra arranca no dia 18 de novembro, tem um prazo de execução de 180 dias. O valor de adjudicação é de 900 mil euros.