A GO Porto celebrou a renovação da certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001) e a conquista de três novas certificações em outubro deste ano: Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, e Responsabilidade Social. A empresa municipal, que foi a primeira a obter a certificação da Qualidade há 20 anos, continua a investir na melhoria contínua e no alinhamento com os mais elevados padrões de gestão.
Este avanço resulta de um esforço coletivo, que envolveu todas as áreas empresa, num complexo processo liderado pela área da Melhoria e Sustentabilidade. O processo de certificação, iniciado no final de 2022, procurou adaptar o sistema de gestão da empresa às novas tendências e melhores práticas, promovendo uma melhoria global na performance organizacional.
Ao longo de quase dois anos, a GO Porto trabalhou para integrar três novos referenciais normativos no seu sistema de gestão: Sistema de Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001); Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (NP EN ISO 45001); e o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (NP 4469).
As auditorias necessárias, realizadas em abril e julho de 2024, confirmaram a adequação dos sistemas implementados e culminaram com a aprovação das novas certificações pela entidade certificadora APCER no início de outubro.
A implementação de Sistemas de Gestão Integrados é uma tendência crescente nas organizações. Esta abordagem permite a otimização dos processos, traduzindo-se numa maior eficiência e numa gestão mais coesa, diferenciadora num contexto municipal junto aos stakeholders.
Dentro da Política do Sistema de Gestão Integrado (SGI), a GO Porto assume compromissos como: assegurar o acesso à informação; minimizar os impactos ambientais; promover a prevenção de acidentes; garantir o cumprimento da Responsabilidade Social; promover o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os seus colaboradores e de consolidar o posicionamento da empresa a nível municipal ao assegurar elevados parâmetros de qualidade e exigência na gestão e exploração das infraestruturas e equipamentos que lhe são confiados pelos seu(s) cliente(s).
A GO Porto congratula-se com este desenvolvimento nas suas práticas, abraçando o novo SGI com a premissa de que será o início de um novo capítulo com novos e maiores desafios.