21/03/2025

Está concluída uma nova etapa na obra de reconversão do antigo Matadouro Industrial do Porto, com a montagem de uma passagem superior pedonal sob a Via de Cintura Interna (VCI), entre a zona de Campanhã e a estação de metro do Estádio do Dragão.

 

A nova estrutura metálica, que constitui o tabuleiro da ponte pedonal, tem uma dimensão de 6mx48m e um peso aproximado de 78 toneladas.

 

Esta passagem assegura a ligação pedonal sobre a VCI, ao unir ambas as "margens" desta grande via de circulação rodoviária, permitindo uma melhor acessibilidade ao Estádio do Dragão e promovendo os circuitos pedonais e a sua articulação com os serviços aí existentes, dos quais se destaca o Metro do Porto e o Alameda Shopping.

 

 

Os trabalhos começaram no dia 27 de fevereiro e terminaram esta terça-feira, dia 18 de março, antes do prazo inicialmente previsto, sendo que a área não está, ainda, acessível ao público.

 

Esta empreitada enquadra-se no projeto de reconversão do antigo Matadouro Industrial, cujo contrato é acompanhado pela empresa municipal GO Porto. O projeto é da autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com os arquitetos OODA do Porto.

 

Desativado há cerca de 20 anos, o Matadouro (M-ODU), em Campanhã, será transformado num equipamento âncora na reabilitação da zona oriental da cidade, baseado nos eixos da coesão social, da economia e da cultura.

 

Quer estar sempre informado sobre as últimas notícias e Concursos Públicos da GO Porto?

Subscreva a News & GO e acompanhe de perto tudo o que importa para si.

Ver também
Notícias