08/06/2022

A GO Porto – empresa municipal de Gestão e Obras – lançou o concurso público para a “requalificação da Travessa de Maceda e Outras”, na freguesia de Campanhã. Esta é mais uma empreitada enquadrada no programa municipal “Rua Direita”, que visa a reabilitação profunda da rede fina de aproximadamente uma centena de arruamentos, correspondentes a cerca de 15 quilómetros de intervenção.

 

O concurso público para a empreitada tem como preço base o valor de 2.125.000,00 Euros e as propostas podem ser submetidas até às 23:59 de 12 de julho de 2022, na plataforma acinGov, onde se encontram disponíveis todas as peças concursais.

 

Neste novo concurso serão alvo de intervenção oito arruamentos: a Travessa de Maceda, Calçada de Maceda, Travessa de Cartes, Rua de Maceda, Travessa do Pinheiro Grande, Viela de Maceda, Rua do Pinheiro Grande e Travessa do Ilhéu. O prazo estimado de execução é de 600 dias.

 

A empreitada será realizada em quatro fases, cada uma com duas sub-fases, e prevê a requalificação profunda destes arruamentos, incluindo trabalhos de pavimentação da faixa de rodagem e passeios, bem como da melhoria da acessibilidade pedonal, por meio da adoção de troços de via partilhada.

 

Está contemplada ainda a criação de áreas verdes e de espaços de lazer, e a preservação do fontanário existente na Travessa do Pinheiro Grande.

 

A empreitada prevê também intervenção nas infraestruturas de abastecimento de água, de telecomunicações e de iluminação pública.

 

De recordar que o programa “Rua Direita" já requalificou o troço nascente da Rua de Vila Nova e soma já seis empreitadas de requalificação em curso, nas ruas de Rua de Vila Nova (poente) e Travessa da Costibela, Rua da Via-Sacra e Outras, Rua Silva Porto (parcial), Rua da Arada, Rua do Encontro e Outras e Rua da Granja de Lordelo.

 

O programa “Rua Direita" representa um investimento global de 21 milhões de euros pelo Município do Porto e abrange a reabilitação de arruamentos do sistema viário municipal, dispersos por várias freguesias e correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou ruas degradadas em tecido consolidado.



Ver também
Notícias