15/04/2025

O edifício da antiga União de Freguesias do Centro Histórico, situado na zona da Alfândega, vai ser alvo de uma intervenção de requalificação para acolher a futura sede da Escola de Artes do Balleteatro. Adquirido pela Câmara Municipal do Porto em 2018, o imóvel localiza-se numa área classificada como Património Mundial da UNESCO, delimitada pela Rua Nova da Alfândega e pela Rua de São Francisco. 

 

Na sequência do primeiro concurso público para a empreitada de reabilitação não ter recebido propostas válidas, a GO Porto publicou esta segunda-feira, 14 de abril, um novo procedimento, com o preço base revisto para 2,7 milhões de euros.

 

Dada relevância histórica do edifício, o projeto de reabilitação, para dar lugar à Escola de Artes, propõe realizar a manutenção de elementos de memória urbana e de marcas temporais, conservando todos os elementos construtivos e decorativos originais.

 

Com a ‘nova casa’, o Balleteatro será dotado de uma sede própria e permanente, de uma ampliação das suas valências na área da formação em dança e teatro, para crianças e adultos, fomentando a democratização das artes. Passará, ainda, a contar com seis salas de aula (práticas e teóricas), espaço de convívio, bar, instalações sanitárias, zonas de direção, técnicas e de apoio.

 

O imóvel em questão foi adquirido pela Câmara Municipal visando atividades de cariz social. À época da aquisição, a autarquia constatou, porém, que este edifício, ao contrário de outros prédios na zona envolvente, preenche as dimensões adequadas para a promoção de ações de caráter social, cultural, ou ainda, serviços municipais.

 

Recorde-se que, desde 2015, o Balleteatro tem tido morada provisória no Coliseu do Porto, e que a mudança para as novas instalações chegou a estar prevista para 2020, mas foi adiada devido a necessidade de obras de reabilitação.

 

A empreitada avança, agora, com um prazo de execução de um ano e dois meses (420 dias), sendo que as propostas para o concurso público deverão ser remetidas até às 23:59 horas do dia 5 de maio de 2025, em formato eletrónico, na plataforma acinGov, onde podem também ser consultadas as peças do concurso.

 

Quer estar sempre informado sobre as últimas notícias e Concursos Públicos da GO Porto?

Subscreva a News & GO e acompanhe de perto tudo o que importa para si.

Galeria
Item 1 de 1
Ver também
Notícias