São autênticos ginásios ao ar livre. Estão espalhados um pouco por toda cidade, convidando à prática de exercício físico. Um investimento da Câmara do Porto na ordem dos 640 mil euros em equipamentos de fitness, a que se somam mais 100 mil na requalificação e colocação de 15 tabelas de basquetebol em espaços desportivos destinados ao efeito.
Hoje, pela manhã, os equipamentos de fitness no novo do parque desportivo do Castelo do Queijo estavam preenchidos. O tempo ajudava à prática física, juntando-se alguns jovens, que aproveitaram para jogar um pouco de basquetebol.
Os parques desportivos são fruto de um trabalho municipal que cruza as áreas do ambiente, da saúde, do desporto, alinhado e discutido com as juntas e uniões de freguesia. Tratam-se de autênticos mini ginásios ao ar livre, tal como foi sublinhado pelo presidente da Câmara do Porto.
“É importante do ponto de vista da saúde e do lazer. Tudo aquilo que podermos fazer na pós-pandemia para que todos possam usufruir melhor do espaço público, que é ótimo na cidade, é um investimento amplamente justificado”, sublinhou Rui Moreira, após visita ao novo parque desportivo do Castelo do Queijo, acompanhado do vice-presidente, Filipe Araújo, com o pelouro do Ambiente e Transição Climática, da vereadora da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, e do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, para além de administradores das empresas municipais GO Porto – Gestão e Obras do Porto e Ágora – Cultura e Desporto do Porto.
“A pandemia teve contextos dificílimos, mas também permitiu às pessoas perceber que a permanência ao ar livre faz bem em todos os sentidos”, acrescentou o presidente da Câmara.
Com este investimento, a Câmara do Porto pretende contribuir para a promoção de estilos de vida saudáveis, motivar para a prática regular de atividade física, potenciar o envelhecimento ativo e mitigar os efeitos dos fenómenos de exclusão social.
Os mais de 100 equipamentos de fitness e circuitos de manutenção para usufruto livre pela população foram instalados nos seguintes locais:
- Castelo do Queijo (União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde);
- Jardim do Calém (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos);
- Parque da Pasteleira (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos);
- Palácio de Cristal (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos);
- Jardim Machado de Assis (Foco, Freguesia de Ramalde);
- Praça dos Álamos (Freguesia de Ramalde);
- Jardim Sarah Afonso (Freguesia de Ramalde);
- Jardim de Ezequiel Campos (Freguesia de Ramalde);
- Jardim Paulo Vallada (Freguesia do Bonfim);
- Jardim do Conhecimento/Alameda Eça de Queirós (Freguesia do Bonfim);
- Jardim de Arca D’água (Freguesia de Paranhos);
- Parque Infantil da Areosa (Freguesia de Paranhos);
- Jardim de Belém (Freguesia de Campanhã);
- Parque de São Roque (Freguesia de Campanhã);
- Praça da Corujeira (Freguesia de Campanhã);
- Avenida da Cidade de Xangai (Freguesia de Ramalde);
- Parque Infantil de Cervantes (União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória);
- Parque do Covelo (Freguesia de Paranhos).
A junção de alguns destes parques desportivos a parques infantis procura juntar a diversão dos mais novos com a prática desportiva, bem como incentivar algumas dinâmicas intergeracionais que promovam a atividade física em múltiplas idades. A empreitada foi assegurada pela empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto.
Fomentar a prática de basquetebol
Ao mesmo tempo que termina esta empreitada, o Município, através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, dá também por concluída a requalificação e colocação de 15 tabelas de basquetebol em espaços desportivos destinados ao efeito, um investimento de cerca de 100 mil euros.
Com o objetivo de alargar e diversificar a oferta de equipamentos desportivos e de lazer na cidade, de acesso fácil e gratuito – reiterando, uma vez mais, a promoção de estilos de vida e comportamentos saudáveis – a autarquia deu especial atenção ao basquetebol, modalidade de crescente procura, que pode ser praticada de forma individual ou coletiva.
O investimento municipal contemplou a criação e a requalificação dos seguintes espaços destinados à prática desportiva informal na cidade:
- Rua Coronel Helder Ribeiro (Freguesia de Campanhã);
- Quinta do Covelo (Freguesia de Paranhos);
- Santa Luzia (Rua Escultor Barata Feyo - Freguesia de Paranhos);
- Fontaínhas (Freguesia do Bonfim);
- Bairro de Ramalde do Meio (Freguesia de Ramalde);
- Jardim de Belém (Freguesia de Campanhã);
- Jardim Paulo Vallada (Freguesia do Bonfim);
- Associação Recreativa e Social do Viso (Freguesia de Ramalde);
- Bairro do Viso (Freguesa de Ramalde);
- Rua Professor Carlos Teixeira (Freguesia de Ramalde);
- Jardim do Cálem (União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos);
- Largo de Miragaia (União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória);
- Edifício Transparente (União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde);
- Parque da Cidade (União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde);
- Bairro da Previdência (União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde).