13/05/2024

Um antigo terreno baldio em Ramalde ganhou uma nova vida com a intervenção na Rua das Andresas. A empreitada, que visa ligar o arruamento à Avenida Vasco da Gama, beneficiou toda a envolvente, criando condições para um desenvolvimento urbano sustentado.

 

A obra na Rua das Andresas está dividida em duas fases e a primeira delas, concluída neste início de maio, teve um investimento superior a 640 mil euros por parte da autarquia. O objetivo na fase 1 foi construir uma nova artéria desde a Rua das Andresas até à entrada do Cemitério de Ramalde, numa área de 4 mil metros quadrados, que contempla, além do novo arruamento, a requalificação de uma viela pré-existente.

 

Iniciada em maio de 2023, a empreitada teve um grande trabalho em infraestruturas. Foram instaladas redes de abastecimento de água e de recolha de águas residuais pluviais e domésticas; redes enterradas elétricas e de telecomunicações (rede municipal); e sistemas de recolha de resíduos sólidos urbanos, como papeleiras. A rede de iluminação pública foi substituída por uma rede nova, com maior eficiência energética.

 

Além das infraestruturas criadas e renovadas, a envolvente da Rua das Andresas foi alvo de um projeto paisagístico, com a plantação de árvores e arbustos, construção de rede de rega, e a instalação de mobiliário urbano. Houve ainda o cuidado com a reorganização do espaço público, nomeadamente com a criação de lugares de estacionamento e melhoria das acessibilidades pedonais.

 

A intervenção na Rua das Andresas segue agora na fase 2. A decorrer desde novembro, a segunda fase vai concluir a ligação da nova artéria com a Avenida Vasco da Gama, permitindo assim um acesso viário mais direto desde as ruas das Andresas e de S. João de Brito até à Av. Vasco da Gama, e estender a requalificação das infraestruturas urbanas. O investimento da segunda fase é de 740 mil euros.

Ver também
Notícias