23/10/2025

A futura sede da Escola de Artes Balleteatro começou a ser reabilitada esta segunda-feira, 20 de outubro. O edifício, situado entre a Rua Nova da Alfândega e a Rua de São Francisco, é alvo de uma intervenção a cargo da GO Porto e estará em obras pelos próximos 420 dias - cerca de 14 meses - previsivelmente estando concluído em meados de dezembro de 2026.

 

O edifício em reabilitação foi adquirido pela Câmara Municipal do Porto em 2018 para acolher um novo polo de ensino artístico e cultural. O projeto pretende adaptar o imóvel, antes sede da antiga União de Freguesias do Centro Histórico, às exigências de uma escola pública de artes performativas, preservando simultaneamente a sua memória.

 

A obra prevê conservar os elementos construtivos e decorativos originais do edifício do século XIX. O objetivo é garantir uma adaptação contemporânea que respeite o legado, assegurando condições de segurança, acessibilidade e conforto compatíveis com uma atividade artística e didática.

 

Organizado em cinco pisos, o edifício será dotado de seis salas de aula, teóricas e práticas. No rés-do-chão, ficará um espaço de uso coletivo e flexível, aberto à comunidade e voltado para o rio, que poderá acolher atividades complementares e apresentações. A cave será convertida num espaço de convívio e sala polivalente, com bar de apoio, instalações sanitárias e zonas técnicas.

 

Esta empreitada, para além de assegurar uma sede própria ao Balleteatro, contribui para a revitalização do património edificado da zona da Alfândega.

Ver também
Notícias