15/11/2022

Edifício abre em dezembro e com “tela” de Júlio Pomar totalmente restaurada.

 

A reabilitação do edifício do Cinema Batalha está oficialmente concluída. O “Batalha Centro de Cinema” abre a 9 de dezembro, mas a casa está já pronta e ultimam-se os preparativos para o seu pleno funcionamento.

 

A empreitada esteve a cargo da GO Porto e representou um investimento municipal de 5,17 milhões de Euros, com assinatura do Atelier 15 (dos arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez).

 

A intervenção no edifício histórico incluiu trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies (pavimentos, paredes e tetos), das coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes. A conhecida Sala Bebé dará lugar a uma sala polivalente com bar e outras valências sociais. O edifício passará a ter uma sala-estúdio na parte posterior do segundo balcão, com capacidade para cerca de 135 pessoas. A plateia deverá manter os 243 lugares e a tribuna contará com 136. A empreitada contemplou ainda a instalação de um elevador e de acessos adaptados a cidadãos com mobilidade reduzida.

 

A descoberta dos frescos de Júlio Pomar, dedicados à festa de São João, aconteceu no decorrer da empreitada e permitiu recuperar para a cidade um património da década de 1940 que havia sido censurado pelo Estado Novo. A processo de descoberta aconteceu em prospeções que implicaram a remoção de sete camadas de tinta que tapavam a obra.

 

O Batalha foi arrendado pela Câmara Municipal do Porto por um período de 25 anos à família Neves Real, proprietária do edifício, que, apesar de todas as dificuldades, o manteve sempre em sua posse. Após a abertura das bilheteiras, numa primeira fase, a 17 de novembro, o Batalha vai dar as boas-vindas aos portuenses a 9 de dezembro, mais de uma década após o seu encerramento, para retomar a sua função cultural centrada na Sétima Arte. 

Ver também
Notícias