03/05/2024

‌A Escola Básica (EB) da Ponte, em Lordelo do Ouro, será alvo de uma requalificação global. O projeto, lançado em concurso público nesta quinta-feira, 2 de maio, visa não só a melhoria dos espaços existentes, interiores e exteriores, como também a ampliação do edifício da escola.

 

Construída no Século XIII, inicialmente para ser utilizada como residência familiar e, posteriormente, convertida para escola básica no Século XX, a EB da Ponte é considerada um edifício de valor patrimonial e histórico. Atualmente, cerca de 150 alunos do 1º ciclo do ensino básico frequentam a escola.

 

A proposta de requalificação da EB da Ponte vem atender diferentes necessidades identificadas pela comunidade escolar com a proposta de reabilitar e reconfigurar os espaços existentes, além de construir um novo edifício.

 

Entre as intervenções planeadas estão a reabilitação e reconfiguração das salas, sem alterar o número atual. Está igualmente prevista a ampliação do edifício para incluir uma sala polivalente e uma biblioteca, além da construção de uma horta ecológica e uma cobertura verde no novo edifício.

 

No recreio, serão adicionados papeleiras, bebedouros, bancos e mesas; o pavimento também será substituído por uma superfície drenante. Os campos de jogos destinados ao futebol e andebol serão renovados com a instalação de relva reciclável, marcações adequadas e equipamentos desportivos, para, desta forma, melhorar as condições para os alunos.

 

Além disso, os corredores, acessos e escadas serão requalificados para garantir a segurança e acessibilidade, cumprindo os requisitos legais e promovendo a eliminação de barreiras arquitetónicas. Estas medidas visam melhorar a circulação interna e a qualidade dos espaços para toda a comunidade escolar.

 

Com um prazo previsto de execução de 365 dias, o preço base do procedimento é de 1,45 milhões de euros e as propostas devem ser entregues até às 23:59 horas do dia 1 de junho de 2024, em formato eletrónico, na plataforma www.acingov.pt, onde podem também ser consultadas as peças do concurso.

Ver também
Notícias