O Município do Porto realizou obras de requalificação e beneficiação dos polidesportivos existentes em seis escolas, equipamentos que se encontravam degradados e sem condições de segurança. A intervenção representa um investimento superior a 765 mil euros.
A cargo da GO Porto, empresa municipal responsável pela gestão das grandes obras públicas da cidade, a empreitada teve início no final do mês de março e ficou concluída na última semana. Foram alvo de obras de requalificação os polidesportivos exteriores da Escola Básica da Areosa, da Escola Secundária António Nobre, a EB Leonardo Coimbra, a EB Manoel Oliveira, a EB do Viso e a EB Pêro Vaz de Caminha - a gestão dos campos será assumida pela Ágora.
Todas escolas beneficiaram de novos pisos, novos campos de jogos (futebol, andebol, futsal e basquetebol), novas vedações em rede e respetivos portões de acesso.
A vereadora do Desporto, Catarina Araújo, sublinhou que são muitos os alunos que "vão beneficiar da requalificação dos polidesportivos", lembrando que, através deste investimento, "a cidade do Porto está a criar as condições necessárias para que todos possam usufruir de infraestruturas adequadas à prática desportiva".
"Não basta dizer que se quer promover o exercício físico e o desporto, é preciso criar as condições necessárias. Hoje damos mais um passo na concretização deste objetivo. Ao disponibilizarmos estes espaços, também criamos uma alternativa para os jovens ocuparem o tempo livre, o que contribui para o bem-estar e o desenvolvimento", notou Catarina Araújo.
A requalificação dos polidesportivos dirige-se, em primeiro lugar, à comunidade escolar. No entanto, no horário pós-letivo, estes espaços serão abertos à comunidade e aos clubes e associações da cidade, em articulação com a empresa municipal Ágora, no âmbito do regulamento da Rede Municipal de Instalações Desportivas.
"Mais uma medida que vai ao encontro do que tem sido a política do Município de fomentar e promover o desporto informal", frisou a autarca.
Para o vereador da Educação Fernando Paulo, "a requalificação dos equipamentos desportivos das escolas da rede pública da cidade representa um investimento essencial para garantir aos nossos alunos espaços seguros".
"Com estruturas adequadas - como este polidesportivo, do qual irão beneficiar cerca de 400 alunos –, criamos as melhores condições para o desenvolvimento físico, social e educativo, fomentando a prática de desporto e o espírito de equipa entre os jovens. Esta obra atesta o compromisso da Câmara do Porto com o bem-estar e a formação integral dos nossos estudantes, criando ambientes que apoiam o seu crescimento saudável", rematou o autarca.