O programa Rua Direita tem mais uma nova empreitada concluída. Trata-se da requalificação das ruas Professor Abílio Cardoso, Professor Carlos Alberto Ferreira de Almeida e Professor Henrique David (parcial), concluída na última sexta-feira (22).
Iniciada em março de 2023, a intervenção global cumpriu o prazo previsto de um ano para a conclusão das obras. O trabalho nas vias incluiu desde o reperfilamento e pavimentação destes arruamentos, até às infraestruturas de drenagem de águas residuais domésticas, de águas pluviais, de telecomunicações e de iluminação pública, com a substituição dos equipamentos existentes por novos, de tecnologia led. Os trabalhos incidiram, ainda, na instalação de papeleiras e equipamentos enterrados de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos, além de obras de paisagismo, requalificando os espaços verdes existentes com criação de uma rede de rega.
Com a conclusão da obra, os munícipes beneficiarão também de mais lugares de estacionamento, devidamente organizado, além de uma melhor acessibilidade pedonal, possível através da adoção de troços de via partilhada.
Para a realização da empreitada nas ruas Professor Abílio Cardoso, Professor Carlos Alberto Ferreira de Almeida e Professor Henrique David (parcial), foi necessário um investimento de quase 900 mil euros da autarquia. A intervenção foi levada a cargo pela GO Porto, empresa de gestão de obras do município, e pela Águas e Energia do Porto, em agrupamento de entidades adjudicantes.
Lançado em 2018, o Rua Direita tem o objetivo de realizar uma reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade que, durante décadas, não receberam qualquer intervenção. O foco do programa é em arruamentos do sistema viário correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou ruas degradadas em tecido consolidado.