21/11/2022

“O Porto esteve em destaque nos Prémios Construir 2022”. Quem o diz é a própria organização, que atribuiu à Invicta uma mão cheia de prémios pela excelência na área da construção. Além do Mercado do Bolhão, do Terminal Intermodal de Campanhã e do Porto Office Park, o Porto foi distinguido com o Prémio Cidade, na cerimónia que teve lugar em Lisboa, esta segunda-feira.


O Prémio Cidade é o “galardão que reconhece o caminho que a cidade e a região têm feito em matéria de urbanismo, ordenamento do território, sustentabilidade ou habitação, tornando-a num polo de atratividade por excelência não apenas para investidores como para turistas”.


Para este dinamismo contribuíram algumas das mais recentes obras que têm nascido na cidade.

Nesta 15.ª edição dos Prémios Construir, a renovação do Mercado do Bolhão foi reconhecida em duas categorias: ‘Melhor Projeto de Reabilitação’, entregue ao arquiteto Nuno Valentim, e ‘Melhor Espaço de Comércio e Serviços’ na área de ‘Imobiliário’, recebido pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha.


Uma terceira distinção que incluiu o Bolhão foi entregue à MC2E - Consultores de Engenharia, responsável pela ‘Fiscalização e Coordenação’ do mercado.


Para o Porto veio também o troféu de ‘Melhor Projeto Público’ de ‘Arquitetura’, distinção entregue a Nuno Brandão Costa e ao projeto que desenhou para o Terminal Intermodal de Campanhã. Recorde-se que, em abril, o arquiteto portuense já havia sido vencedor do prémio atribuído pela Associação Internacional de Críticos de Arte.


Os Prémios Construir consideraram, ainda, o Porto Office Park (POP), que alberga várias empresas tecnológicas que escolheram a cidade para as suas operações. O POP, promovido pelo Grupo Violas Ferreira e desenhado pela Broadway Malyan, foi eleito como ‘Melhor Edifício de Escritórios’ na categoria ‘Imobiliário’.

Ver também
Notícias