06/01/2020

A GO Porto é a empresa municipal responsável pela gestão das grandes obras públicas na cidade.

 

Com 25 anos, somamos no nosso portfólio aproximadamente 680 empreitadas, num volume de investimento superior aos 445 milhões de euros. As intervenções a cargo da GO Porto acontecem em áreas tão distintas como a Cultura, o Ambiente, a Educação, o Desporto, o Urbanismo, o Espaço Público ou a Mobilidade.

 

Criada em 2000, passou a incluir, desde 2016, a gestão e exploração de equipamentos, domínio no qual se destaca o Mercado do Bolhão. Neste caso concreto, a GO Porto geriu a empreitada, assim como toda a operação relacionada com a transferência dos comerciantes e a gestão diária do mercado temporário (até setembro de 2022).

 

Depois de 15 anos com uma média de 11 milhões de orçamento anual – exceção feita para o ano do Euro 2004 -, temos vindo a registar um aumento exponencial do volume de investimento, com um orçamento para 2025 previsto em mais de 40 milhões de euros.

 

Na componente de gestão e exploração de equipamentos, somos responsáveis, além do Bolhão, pela gestão do Edifício São Dinis (sede da GO Porto e da Porto Ambiente).

 

O papel da GO Porto no futuro da cidade é muito relevante e ativo, desde logo pela gestão de obras transformadoras para a cidade como serão o M-odu (antigo Matadouro), a Biblioteca Pública Municipal do Porto ou o Programa Rua Direita, mas também de outras como o Terminal Intermodal de Campanhã ou o Cinema Batalha, ambos já devolvidos à cidade.

 

Conselho de Administração: 

Presidente - Pedro Baganha

Vice-Presidente - Manuel Aranha

Vogal -  Francisca Carneiro Fernandes