A requalificação e ampliação da Biblioteca Pública Municipal do Porto é uma empreitada de ampliação e modernização do edifício. Idealizado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, o projeto tem o objetivo de dar mais capacidade de armazenamento à biblioteca, um edifício centenário, construído em 1842.
A intervenção na BPMP centra-se em três vertentes: reabilitação do edifício existente; conservação e manutenção de espaços existentes assim como de elementos construtivos e decorativos de elevado interesse Arquitetónico, por fim, dois novos volumes de construção.
No âmbito da remodelação da atual biblioteca, objetiva-se a redistribuição dos espaços para otimizar a organização dos serviços. Já no plano de conservação e manutenção, estão incluídas a atual Sala de Livre Acesso, a Biblioteca Infantojuvenil e o Auditório, estruturas que passaram por intervenções em 1982 (arquiteto João Carreira), 1994 e 2001 (arquiteto Souto Moura), respetivamente. De igual forma, o projeto prevê a reabilitação e conservação de elementos construtivos e decorativos, nomeadamente arcos em pedra e fontes existentes no interior e exterior do edifício.
Finalmente, as novas construções vão abranger desde a criação de novos volumes de depósito legal e uma nova cave, até uma nova Biblioteca Sonora e a criação de espaços exteriores ajardinados.
FACTOS & NÚMEROS
A empreitada para requalificação da Biblioteca Pública Municipal do Porto tem um investimento global de 29,2 milhões de euros. Os serviços da BPMP serão encerrados ao público a partir do dia 1º de abril. O prazo previsto para conclusão das obras é de três anos, para inícios de 2028.
A Câmara Municipal do Porto, através da GO Porto - Gestão e Obras do Porto, lançou, a 16 de maio de 2024, o concurso limitado por prévia qualificação, com publicidade internacional, para a empreitada de Requalificação da Biblioteca Pública Municipal do Porto, com publicação do anúncio no Diário da República (DR) e no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE).
A fase de apresentação de candidaturas e de qualificação de candidatos decorreu até às 23:59:59 do dia 28 de junho de 2024, em formato eletrónico, na plataforma www.acingov.pt
A fase de apresentação de propostas será restrita, mediante envio do convite para esse efeito, aos candidatos qualificados na fase de apresentação de candidaturas. As mesmas deverão ser apresentadas até às 23:59:59 do dia 22 de outubro de 2024, também em formato eletrónico, na mesma plataforma.