O Município, através do Gabinete do Espaço Público da GO Porto, anunciou o lançamento do concurso público para a requalificação da Avenida de Camilo, no Bonfim. A obra conta com um preço base fixado em 1.680.376,93€ e prevê um prazo de execução de 180 dias, após a sua consignação.
A intervenção estende-se ao longo de cerca de 400 metros desta artéria, atualmente marcada pela forte pressão automóvel e passeios irregulares. Entre as principais novidades destaca-se a criação de uma área de coexistência em frente à Escola Secundária Alexandre Herculano (entre as ruas de António Granjo e António Carneiro). Esta zona passa a dar prioridade aos peões, integrando áreas de estadia com espaços verdes e mobiliário urbano.
Para assegurar o conforto e a acessibilidade de cidadãos com mobilidade condicionada, são desenhados novos canais pedonais e rebaixadas as passadeiras. Já as faixas de rodagem e o estacionamento ordenado terão pavimento em paralelepípedos de granito.
Ao nível ambiental, o separador central verde será ampliado e modelado para funcionar como uma vala de retenção e infiltração de águas pluviais.
Com este investimento, o Município pretende integrar a Avenida de Camilo nas redes de regeneração urbana da cidade, tornando-a mais inclusiva, segura e sustentável.
O anúncio foi publicado em Diário da República e as propostas devem ser submetidas até às 23h59 do dia 18 de junho de 2026, em formato eletrónico, na plataforma Acingov, na qual se encontram disponíveis as peças do procedimento.