Está iniciada a empreitada que vai criar melhores condições às árvores e aos peões em oito ruas da zona oriental da cidade. A intervenção, conduzida pelo Gabinete do Espaço Público da GO Porto, vai decorrer por fases e prolonga-se por cerca de 100 dias.
A obra, que perpassa por oito diferentes artérias, começou esta semana pela Avenida de Fernão de Magalhães (norte). Ao todo, serão intervencionadas 157 caldeiras, incluindo também o Passeio das Fontaínhas, a Rua Igreja da Areosa, a Rua do Barão de São Cosme, a Praça Filipa de Lencastre, a Rua de Santo Ildefonso, a Rua Agostinho de Campos e a Rua Professor Bonfim Barreiros.
O projeto pretende corrigir o subdimensionamento das caldeiras, ajustando-as ao porte e idade das árvores e recuperando pavimentos danificados pelo crescimento das raízes. Além de favorecer o desenvolvimento saudável dos exemplares arbóreos, a intervenção irá melhorar a circulação pedonal, garantindo percursos mais seguros e acessíveis para todos.
A empreitada tem um valor de adjudicação de 182 mil euros e reforça o compromisso municipal de valorização do espaço público.