12/07/2023

Decorreu, no passado domingo, a cerimónia de entrega das Medalhas Municipais, na Casa do Roseiral, nos jardins do Palácio de Cristal, na qual foi distinguida Cátia Meirinhos, vice-presidente do Conselho de Administração da GO Porto, com a Medalha de Bons Serviços.

 

Sob a presença do Executivo e do presidente da Assembleia Municipal do Porto, foram entregues 4 medalhas de honra, 38 medalhas de mérito municipal e 2 medalhas de bons serviços por vários nomes de peso nos contextos cultural, empresarial e político da vida portuense.

 

Também com a Medalha dos Bons Serviços, foi distinguido o diretor do Departamento Municipal de Proteção Civil, Luís Moutinho.

 

A música foi atividade em destaque, com a atribuição de medalhas de Honra à banda GNR, a Pedro Abrunhosa, Rui Reininho e ao maestro José Luís Borges Coelho.

 

Para Rui Moreira, “muito do que é o desenvolvimento, a afirmação e a visibilidade que o Porto alcançou nas últimas décadas se cruza com o percurso pessoal e profissional das pessoas que acabámos de distinguir", afirmando ainda a sua ambição numa cidade onde a cultura assume um papel de destaque cada vez maior.

 

A Medalha de Bons Serviços, atribuída a Cátia Meirinhos, destina-se a galardoar os trabalhadores do Município e os trabalhadores do Corpo de Polícia Municipal e do Batalhão de Sapadores Bombeiros que, no cumprimento dos seus deveres, se tenham revelado e distinguido exemplarmente, pelo zelo, competência, decisão e espírito de iniciativa.

 

Desde 2014 que a Cerimónia de Entrega das Medalhas Municipais se realiza a 9 de julho, data simbólica, que remete para o desembarque do exército libertador que viria pôr fim ao Cerco do Porto (1832).

Ver também
Notícias