16/01/2026

O Jardim Senhora do Porto foi inaugurado esta sexta-feira, 16 de janeiro, pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Duarte . A nova zona verde, localizada entre as ruas Senhora do Porto e de Santa Luzia, na freguesia de Ramalde, resulta de uma empreitada promovida pela CMP, através da GO Porto.

 

"Este é um excelente exemplo de uma ideia de cidade que queremos implementar. Pode e deve ser ocupado pela população", realça Pedro Duarte, que esteve acompanhado da vice-presidente e responsável pelo Pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, Catarina Araújo, do vereador da Juventude, Rodrigo Passos, pelo Conselho de Administração da GO Porto, Andreia Júnior e Fernando Monteiro, pela Gestora de Empreendimentos responsável pela intervenção, Sara Matias, o Diretor de Produção Renato Lourenço, e demais técnicos municipais da área ambiental.

 

 

Com uma área de cerca de cinco mil metros quadrados, o espaço deixou de ser um lote sem uso qualificado e transformou-se num novo ponto de encontro, convívio e lazer para a comunidade local. Inserido entre edifícios residenciais, o jardim foi concebido para criar uma orla verde que suaviza a presença visual das construções, funcionando como barreira natural e contribuindo para o equilíbrio paisagístico da envolvente.

 

O grande destaque, ao centro do jardim, é o Parque Infantil da Sra. do Porto/Santa Luzia. O espaço para as crianças conta com baloiço, escorrega e trave, além de estar equipado com bancos e bebedouro.

 

A criação do jardim foi um desejo antigo dos moradores de Ramalde, materializado após uma consulta pública em que a população pôde partilhar sugestões e contribuir para o desenho final do espaço.

 

A obra, fruto de um investimento municipal superior a 784 mil euros, inclui um sistema de drenagem sustentável, baseado em bacias de infiltração do tipo rain garden, que permite recolher e infiltrar a água da chuva no solo, reduzindo o escoamento superficial e promovendo uma gestão mais ecológica das águas pluviais.

 

Além das áreas ajardinadas, o novo espaço oferece uma praça com zonas verdes sobrelevadas, uma horta comunitária e percursos pedonais alargados, especialmente junto à Rua de Santa Luzia, promovendo maior conforto e mobilidade para quem circula a pé.

 

"Vamos continuar a privilegiar espaços como este. Queremos que este seja um bom exemplo. Sirva de inspiração para outras zonas da cidade. Precisamos de habitação, mas temos de saber conjugar com espaços de qualidade de vida. Sim, vamos replicar este tipo de exemplo pela cidade", concluiu o presidente da Câmara.

 

Ver também
Notícias