06/05/2024

A profunda obra de reabilitação e modernização da Escola Secundária Alexandre Herculano foi reconhecida pela atribuição do Prémio SIL do Imobiliário 2024, em cerimónia realizada na última quinta-feira, 2 de maio. A empreitada foi inaugurada em setembro de 2023 e contou com um investimento superior a 11,5 milhões de euros.

 

Localizado na freguesia do Bonfim, o edifício da Escola Secundária Alexandre Herculano é das obras mais importantes do Arquiteto José Marques da Silva, na cidade do Porto e foi inaugurado em 1934. Representa uma fase totalmente inovadora no âmbito dos estabelecimentos de ensino na época. Mantém, ainda, essa qualidade, sobressaindo, mesmo, relativamente às obras congéneres realizadas. O icónico edifício teve o seu desenho original restituído durante as obras. Para isso, neste processo, foram demolidos anexos sem valor arquitetónico agregados à escola ao longo dos anos.

 

“Os espaços da Biblioteca, anteriormente secundarizados, passam agora a ocupar um corpo central, com grande relevância, abrindo-se para a fachada principal. Necessário foi, também, criar uma nova cantina com a devida dimensão e recuperar o anfiteatro principal, que se encontrava profundamente adulterado. A introdução de quatro ascensores procurou dar satisfação plena às necessidades de caráter funcional, sem que os mesmos tivessem uma presença demasiado intrusiva. Reabriram-se os vãos das galerias que limitam o pátio central, entretanto inexplicavelmente encerrados. O trabalho incluiu, obviamente, o restauro e reposição da pormenorização e infraestruturas afetadas pelo uso ou por gestão imprópria”, descrevem os autores do projeto de reabilitação da Escola Secundária Alexandre Herculano, os arquitetos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez.

 

Assim, a empreitada atuou desde a reabilitação de pavimentos, tetos e paredes, até a requalificação de espaços interiores, dos auditórios, renovação de caixilharias e das coberturas e recuperação de elementos estruturais. O edifício ganhou novas valências, sobretudo em termos de mobilidade, com a colocação de elevadores, plataforma elevatória e rampa exterior.

 

A empreitada contou com o financiamento comunitário através do Programa Operacional Regional NORTE 2020.

 

O Prémio SIL 2024 foi concedido na categoria “Reabilitação Urbana – Comércio, Serviços e Escritórios”. A distinção foi entregue ao Vereador do Pelouro do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, que também é presidente da GO Porto, empresa de gestão de obras do município e que foi responsável pelo empreendimento na Escola Alexandre Herculano.

Ver também
Notícias