A Escola Básica dos Correios, na freguesia de Ramalde, está pronta para receber os alunos já no próximo ano letivo, e tem abertura prevista para dia 1 de setembro. As obras tiveram um custo na ordem dos 1,3 milhões de euros e implicaram uma requalificação profunda do espaço.
A empreitada, assegurada pela GO Porto, ficou concluída a 2 de junho e ultimam-se, agora, as vistorias ao edifício, datado da década de 40. Com as obras, a escola terá capacidade para acolher 194 alunos, 50 no pré-escolar (duas turmas) e 144 no 1.º ciclo do Ensino Básico (seis turmas).
O edifício foi encerrado em dezembro de 2022 e os alunos transferidos para a Escola Básica António Aroso, na freguesia de Aldoar.
De recordar que esta obra é aguardada desde 2021, quando o projeto de reabilitação, de autoria do atelier de arquitetura CREA, foi apresentado à comunidade escolar. Desde então, decorreram três concursos públicos para a contratação da empreitada, não sendo adjudicados os dois primeiros, um por falta de propostas e, o outro, pelo candidato não ter, em fase de habilitação, cumprido com os requisitos legais exigidos para a celebração do contrato.
A empreitada incluiu a reabilitação parcial das peças estruturais na cobertura do edifício existente, a substituição da estrutura secundária em madeira, bem como do revestimento cerâmico.
A escola foi ampliada através da introdução de um novo volume, que acomoda no piso térreo uma portaria, zona de receção de alunos coberta, com acesso ao novo edifício e ao existente, uma sala polivalente, instalações sanitárias, zona de vestiário e balneário e, no primeiro piso, uma biblioteca.
No espaço de recreio foram introduzidos bancos, mesas, papeleiras, bebedouros, um novo parque infantil contínuo à sala do jardim-de-infância e jogos para os alunos do 1.º ciclo, enquanto o pavimento foi substituído e a vedação revista.
O espaço alpendrado no edifício já existente foi também ampliado e tem portas para o exterior a partir dos recreios cobertos, garantindo "a ligação interior entre as duas alas da escola".
Todas as salas de aulas foram requalificadas e as salas do jardim de infância dotadas de novas instalações sanitárias.