27/06/2024

O ano de 2024 já vai a meio, com seis meses de trabalho árduo na GO Porto. A empresa municipal responsável pela gestão das obras na cidade concluiu 22 intervenções neste primeiro semestre, com empreitadas que passam pelos mais diversos pelouros, desde o Urbanismo e Espaço Público, até ao Ambiente, Desporto e Educação.

 

A Escola Básica e o Jardim de Infância dos Correios é a obra recém-concluída pela GO Porto. Fruto de um investimento superior a 1,3 milhões de euros por parte da autarquia, a escola recebeu uma profunda intervenção, desde as áreas exteriores até a infraestruturas de salas de aula, cozinha e biblioteca nova. A EB/JI dos Correios foi, assim, escolhida pelo município para a abertura do novo ano letivo, em setembro.

 

Ainda no âmbito da Educação, a empreitada de reabilitação e modernização da Escola Secundária Alexandre Herculano, concluída em setembro de 2023, foi reconhecida neste primeiro semestre de 2024 com os prémios do SIL Imobiliário e o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU).

 

Urbanismo e Espaço Público

 

A maior parte das obras concluídas pela GO Porto neste semestre estão sobre a alçada da mobilidade. 15 empreitadas requalificaram ruas e as suas respetivas envolventes por toda a cidade.

 

Um dos destaques, neste sentido, é o Programa Rua Direita, que não apenas reabilita arruamentos, mas também incide nas infraestruturas, desde as telecomunicações, a iluminação pública, até ao saneamento básico. Paisagismo, renovação dos espaços verdes e do espaço público fazem parte do âmbito destas empreitadas.

 

Conheça, em vídeo, a intervenção do Rua Direita na Rua Professor Abílio Cardoso.

 

As obras realizadas pelo Gabinete do Espaço Público (GEP) também se somam nesta conta. As empreitadas do GEP são de menor dimensão e propõe rápidas soluções com foco no peão. Cinco obras deste gabinete foram concluídas neste semestre, a última delas a construção de uma rotunda na interseção da Rua Rocha Peixoto com a Rua Dr. Vasco Valente, Rua Dr. Mário Cal Brandão e Rua Alberto de Serpa.

 

Ambiente, Cultura e Desporto

As 22 obras concluídas nos primeiros seis meses do ano completam-se entre diferentes Pelouros da Câmara Municipal do Porto. A reabilitação das áreas exteriores do Museu Romântico, por exemplo, é um trabalho na continuação das intervenções já realizadas nos jardins do Palácio de Cristal, a pedido do Pelouro do Ambiente e Transição Climática.

 

No âmbito do desporto e da cultura, a GO Porto finalizou obras importantes para o arranque da época balnear na cidade, como a iluminação do Estádio da Praia e a reabilitação do Balneário da Praia dos Ingleses.

 

A empresa municipal tem ainda em curso uma intervenção para reabilitar os polidesportivos exteriores de seis escolas básicas em diferentes zonas da cidade, assim como a ampliação do Parque Desportivo de Ramalde.

 

Dentro do Pelouro da Cultura, a GO Porto tem em mãos obras importantes a iniciar ou em processo de contratação. A reabilitação da Casa Tait arranca no mês de julho, enquanto se encontram em fase de concurso público as empreitadas no Teatro do Campo Alegre e na Biblioteca Pública Municipal do Porto, esta última em concurso limitado por prévia qualificação, com publicidade internacional.

 

Além das 22 obras concluídas, a GO Porto conta com cinco concursos públicos a decorrer e 28 obras em fase de execução.

Ver também
Notícias