11/08/2023

Foi publicado na plataforma acinGov o concurso para a construção do Campo Municipal de Campanhã - um novo equipamento desportivo a ser implementado em terreno entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais.

 

Com uma área total que ascende aos 17 mil metros quadrados, o espaço abrange um campo de jogos com bancada coberta, além de edifício de apoio e novo arruamento com lugares de estacionamento.

 

O campo de futebol terá medidas para jogos oficiais e contará com relva sintética e sistema de rega automática. A bancada coberta dará lugar a 488 espectadores, incluindo lugares destinados a pessoas com mobilidade reduzida.

 

A bancada está integrada no novo edifício de apoio a ser construído, que contará ainda com os serviços de bilheteira, cafetaria e instalações sanitárias. Implementado em dois pisos, a estrutura inclui também a instalação de painéis fotovoltaicos, posto médico, sala de primeiros socorros, salas técnicas, balneários para atletas e árbitros, bem como salas de apoio à gestão do espaço.

 

As soluções ambientais da nova infraestrutura desportiva incluem a criação de um rain garden (canal em terreno natural) numa das laterais do campo, consequência da deslocalização de uma linha de água existente e que fará, também, a recolha das águas pluviais. Além destes, está prevista a criação de áreas verdes e ajardinadas, com a plantação de espécies arbóreas.

 

No âmbito da intervenção, será materializado um novo arruamento, que fará a ligação da Rua de Justino Teixeira ao equipamento desportivo. Serão 32 lugares de estacionamento, sendo três destes para pessoas com deficiência, condicionadas na sua mobilidade. O espaço contará, ainda, com um segundo acesso pedonal, através da Rua do Dr. Sousa Ávides, junto às Piscinas Municipais de Campanhã.

 

A via de acesso incluirá a colocação de sinalização rodoviária e será dotada com todas as infraestruturas de abastecimento de água, de saneamento e de águas pluviais, bem como de telecomunicações e de iluminação pública.

 

concurso público foi lançado pela empresa municipal GO Porto a 11 de agosto, com um valor base de 4.600.000,00 euros. As propostas podem ser submetidas até às 23h59 do dia 26 de setembro, através da plataforma http://www.acingov.pt , onde também podem ser consultadas todas as peças concursais.

Ver também
Notícias