Depois de vários prémios que distinguem o trabalho de reabilitação vivido pelo Mercado do Bolhão, desta vez foi a identidade visual, desenvolvida para a reabertura do espaço, em setembro do ano passado, a ser reconhecida internacionalmente, com um prémio prata, na mais recente edição dos prémios Graphis, nos Estados Unidos.
Desenvolvida pelo Studio Eduardo Aires, a marca Bolhão, sob o mote "É para sempre", resulta de uma estratégia que se começou a desenhar em 2018, aquando da abertura do Mercado Temporário do Bolhão. "Com a articulação de elementos reconhecíveis da identidade visual do Porto, pretendeu-se consolidar a dimensão municipal do mercado, a sua centralidade e importância, integrando-o na linguagem global da cidade, comunicando Bolhão e Porto como complementares e indissociáveis", explica Eduardo Aires.
Uma filiação de ordem tipográfica, cromática e compositiva, que fez igualmente uso da malha quadrangular evocativa do azulejo, já utilizada para assinalar o percurso entre o edifício original e o temporário, assim como nas imagens dos comerciantes que revestem o espaço que, durante quatro anos, recebeu os comerciantes do Bolhão.
Nas palavras dos designers, "com a memória do passado e a promessa de que 'É para sempre', o objetivo é comunicar que o mercado, a sua função, as suas pessoas e espaços estão de volta à cidade para um compromisso duradouro".
"Reconhecido pela oportunidade e confiança", o Studio Eduardo Aires sublinha o "prazer de partilhar este prémio com a GO Porto", a empresa municipal que assumiu a obra de reabilitação do Mercado do Bolhão e que agora gere aquele equipamento municipal.
Nascida na Suíça em 1944, a Graphis é uma entidade e publicação de referência mundial. No início dos anos 50 os seus fundadores começavam a publicar os icónicos anuários que ainda hoje, e depois de uma mudança de sede para Nova Iorque, se dedicam a avaliar, apresentar e promover os melhores projetos mundiais de design, publicidade, fotografia e ilustração.
Em edições anteriores, os Graphis Awards já distinguiram a marca Porto., a campanha gráfica lançada em outubro de 2020 referente ao combate à disseminação do novo coronavírus, assim como o rebranding da identidade do Teatro Municipal e as edições do “Livro Moldura Porto.” e do “Catálogo de Fotografias Porto.”, entre outros projetos do Município do Porto.