02/02/2026

O Município do Porto lançou, na última semana, concursos públicos para a requalificação dos Centros de Saúde de Vale Formoso e da Foz, num investimento global superior a 820 mil euros, através da empresa municipal GO Porto.

 

A Unidade de Saúde de Vale Formoso vai ser alvo de uma intervenção com um preço base de 526 mil euros, incidindo na melhoria da funcionalidade dos espaços existentes e no reforço das condições de acesso e de apoio à atividade clínica.

 

A empreitada, com um prazo de execução de 120 dias (cerca de quatro meses), prevê a adaptação de um anexo exterior para funções de apoio, a conclusão da intervenção na cobertura do edifício mais antigo e a criação de um novo acesso automóvel e pedonal, permitindo reorganizar e aumentar a capacidade do estacionamento existente e melhorar a circulação no recinto.

 

Já no Centro de Saúde da Foz, localizado na Rua do Molhe, o concurso público tem um preço base de 297 mil euros e visa melhorar as condições de utilização, conforto e eficiência energética do edifício.

 

 

Os trabalhos, com um prazo de execução de 100 dias (cerca de três meses), incidem sobretudo na substituição de vãos em diferentes áreas, estando ainda previstas reparações pontuais, recuperação de rebocos e pintura de paredes e tetos, assegurando a integração das novas soluções sem comprometer as características arquitetónicas do edifício.

 

As propostas para os concursos públicos devem ser entregues até às 23h59 do dia 11 de fevereiro de 2026, no caso do Centro de Saúde da Foz, e até às 23h59 do dia 12 de fevereiro de 2026, no caso da Unidade de Saúde de Vale Formoso, em formato eletrónico, através da plataforma acinGov, onde podem também ser consultadas as respetivas peças concursais.

 

Centro de Saúde do Cerco entra em obras

 

A reabilitação do CS do Cerco tem início previsto para a primeira quinzena do mês de fevereiro. A empreitada, que tem duração estipulada em um ano, será realizada nos antigos pavilhões da Escola EB 2/3 do Cerco.

 

No terreno, cedido pelo Ministério da Educação ao Ministério da Saúde, atualmente já se encontram em funcionamento a USF Novo Sentido e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Campanhã. 

Ver também
Notícias