A autarquia, através da empresa municipal GO Porto, lançou, nesta segunda-feira, dia 9, o concurso público para os arruamentos junto ao Teatro Nacional São João e à Praça da Batalha – ruas do Cativo e da Porta do Sol, localizadas na União de Freguesias do Centro Histórico. O novo concurso é agora lançado, uma vez que o anterior não recebeu propostas válidas.
A intervenção prevê a reconversão de ambas as artérias em arruamentos de coexistência, com prioridade à circulação pedonal e integração na Rede 20.

Com prazo de execução de 270 dias, está previsto o prolongamento de passeios, a instalação de rampas reentrantes e a reorganização da circulação automóvel.
O projeto contempla ainda a criação de zonas de estadia com bancos em granito, a plantação de árvores, infraestruturas para a instalação de dissuasores retráteis, para limitar o trânsito a residentes, e a relocalização dos equipamentos de resíduos.
A empreitada inclui também trabalhos nas redes de abastecimento de água e de combate a incêndios.
O preço base para este concurso público é de 761.891,64 euros. As propostas devem ser submetidas em formato eletrónico até às 23h59 do dia 2 de março de 2026, através da plataforma acinGov, na qual estão disponíveis as peças do concurso.