O livro sobre o programa Rua Direita foi apresentado, na passada sexta-feira, 24 de outubro, no Edifício São Dinis, sede da GO Porto. A publicação compila o percurso de um dos programas mais estruturantes da requalificação urbana da cidade, funcionando como um repositório técnico e um catálogo de soluções urbanas desenvolvidas ao longo de vários anos de intervenção.
A criação do livro surge da vontade de celebrar o êxito e o impacto do programa, produzindo um registo técnico e visual que contextualiza os desafios e as soluções encontradas ao longo das diferentes empreitadas. O objetivo passa pela vontade de preservar a memória do trabalho desenvolvido e tornar o balanço do programa palpável para as gerações futuras, através da sistematização de memórias descritivas, projetos e registos fotográficos.
O prólogo é assinado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, que idealizou o programa.
Na perspetiva do autarca portuense, "a intervenção do Município do Porto na tessitura urbana é ambiciosa e profunda, com impactos positivos na qualidade de vida dos cidadãos", destacando que a execução do programa Rua Direita permitiu que a cidade passasse de uma "malha concêntrica" para uma "policêntrica", que privilegia "as ruas multifuncionais".
Já Pedro Baganha lembra que o princípio fundador do Rua Direita passou por "promover coesão social e territorial através de um programa integrado e extensivo de reabilitação de um certo Porto esquecido".
A obra inclui, ainda, depoimentos das quatro gestoras de empreendimento envolvidas desde a génese do programa — Susana Almeida, Cláudia Lobão, Ana Teixeira e Patrícia Rodrigues — , coordenação editorial de Ana Resende, Marta Sofia Silva e Pedro Pinto (GO Porto), desenhos de Lucas Carneiro e fotografias de Luís Moura, que documentam o impacto das intervenções na malha urbana do Porto.
O lançamento da obra contou com a presença dos administradores da empresa municipal GO Porto, Manuel Aranha e Francisca Carneiro Fernandes, de colaboradores da empresa, bem como de projetistas, empreiteiros, equipas de fiscalização e técnicos municipais que contribuíram — e continuam a contribuir — para a materialização do programa Rua Direita.
Atualmente, o programa conta com 19 empreitadas concluídas, 11 em curso e uma em projeto, que refletem cerca de 90 arruamentos e mais de 15 quilómetros de vias dentro da cidade, num trabalho contínuo de recuperação e valorização do espaço público.