04/09/2020

A próxima semana marca o arranque da primeira intervenção no âmbito do programa Rua Direita. Na segunda-feira começam os trabalhos de requalificação no troço nascente da Rua de Vila Nova. O programa municipal Rua Direita, destinado à reabilitação de 88 arruamentos da malha fina da cidade do Porto, avança no terreno na segunda-feira, dia 7 de setembro, com a primeira intervenção.


O troço nascente da Rua de Vila Nova, na zona de Aldoar, será objeto de requalificação, com reestruturação dos passeios e da faixa de rodagem, nova pavimentação, colocação de pequenas áreas ajardinadas, substituição da rede de abastecimento de água, criação de pontos de recolha de resíduos sólidos urbanos, implantação de rede de tubagem de telecomunicações e remodelação da rede de iluminação pública existente.


A intervenção implicará alguns constrangimentos à circulação e ao estacionamento na zona, nomeadamente o corte da Rua de Vila Nova, no troço compreendido entre a Rua do Jornal de Notícias e a Rua de Martim Moniz, entre os dias 7 de setembro e 25 de novembro. Estão, no entanto, asseguradas a acessibilidade pedonal, as operações de cargas e descargas e os acessos às garagens, bem como todas as situações de emergência.


Os trabalhos, da responsabilidade da empresa municipal de Gestão e Obras do Porto - GO Porto, têm uma duração prevista de 420 dias, ou seja, com conclusão estimada para outubro de 2021.


Informações detalhadas sobre os condicionamentos e todo o andamento da obra estão disponíveis em www.goporto.pt ou através da Linha da Obra 228 339 303.


Através do programa Rua Direita, apresentado em 2018, a Câmara do Porto propõe-se intervir em 88 arruamentos da malha fina da cidade, dispersos por várias freguesias e correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou ruas degradadas em tecido consolidado. As requalificações planeadas correspondem a quase 15 quilómetros de vias, com um investimento em projetos e empreitadas estimado em 21,3 milhões de euros.

Ver também
Notícias