A partir de 2 de dezembro, terão início as obras de beneficiação dos pavimentos na Rua de Cimo de Vila, Travessa do Cimo de Vila e Travessa do Cativo, no coração da Baixa do Porto. A empreitada, está a cargo da GO Porto, através do Gabinete do Espaço Público.
Com duração prevista de quatro meses e em linha com os princípios do Programa Rede 20, o projeto prevê a criação de vias de partilha e coexistência, sem segregação física entre passeios e faixa de rodagem, promovendo a circulação partilhada entre peões e veículos e a prioridade aos modos suaves de deslocação. Estas ruas passam a configurar zonas de coexistência, onde o espaço é partilhado entre peões e veículos, com velocidade máxima limitada a 20 km/h.
Entre os principais trabalhos, a empreitada prevê a renovação integral dos pavimentos em cubos de granito, a reposição de guias e zonas de passeio, a substituição de sumidouros e hidrantes, bem como o nivelamento de caixas de visita e a remoção de dissuasores metálicos, reorganizando o espaço público para promover maior conforto e segurança.
Na Travessa de Cimo de Vila, serão criadas baias de estacionamento paralelo à via, destinadas sobretudo a residentes, à Ordem do Terço e a operações de carga e descarga.
O valor de adjudicação desta empreitada é de aproximadamente 268 mil euros e a previsão para a sua conclusão é o mês de abril de 2026.