O Conselho de Administração da GO Porto visitou, na quinta-feira, dia 19 de dezembro, duas obras em curso. Na Rua Santos Pousada, a empreitada está a cargo do Gabinete do Espaço Público, na Rua Ramalde do Meio, a intervenção enquadra-se no Programa Rua Direita. Ambas seguem a bom ritmo e prometem melhorar a qualidade de vida de quem utiliza estas artérias.
Em contagem decrescente para o fim da obra, estimado para o início do mês de janeiro, os elementos do Conselho de Administração (CA) da GO Porto verificaram no terreno, esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, o decorrer da obra na Rua Santos Pousada, situada na freguesia de Bonfim.
Pedro Baganha, Vereador do pelouro do Urbanismo e Espaço Público, e presidente do CA da GO Porto, esteve acompanhado pelos restantes administradores da empresa municipal, a Vice-presidente Cátia Meirinhos, e o Vogal Manuel Aranha e, ainda, por António Alves da Silva coordenador do Gabinete do Espaço Público da empresa municipal e por Renata Pinho, arquiteta que integra, também, este gabinete.
A obra prevê a renovação de pavimentos e a reposição da sinalização horizontal na Rua de Santos Pousada, entre a Rua da Constituição e a Rua do Moreira, para além da criação de protótipo de estrutura de recolha e retenção de águas pluviais do tipo rain garden.
Em 2024, o GEP encerra com uma estimativa de investimento superior a 3 milhões de euros, incluindo a pavimentação da Rua de Santos Pousada, a maior obra a cargo do Gabinete, quer em termos de dimensão, quer em termos de investimento, com um valor superior a meio milhão de euros.
No final da visita, Pedro Baganha elogiou o trabalho desenvolvido pelo GEP que é “uma espécie de força de intervenção rápida. É uma estratégia muito acertada que permite, em muito pouco tempo, e com um investimento reduzido introduzir melhorias significativas. O GEP transformou-se num instrumento muito útil, muito versátil, e muito pertinente no que diz respeito à requalificação da cidade”.
Quer estar sempre informado sobre as últimas notícias e Concursos Públicos da GO Porto? Subscreva a News & GO e acompanhe de perto tudo o que importa para si. |
A Rua de Ramalde do Meio foi o destino que se seguiu para uma visita do CA da GO Porto, que contou com a presença de Patrícia Rodrigues, gestora do empreendimento e Ricardo Zamith, Diretor de Produção da GO Porto.
“O Programa Rua Direita intervenciona arruamentos negligenciados, que estavam à deriva e tem por objetivo trazê-las para o século XXI. Esta rua, é a primeira obra do Rua Direita terminada nesta zona da cidade. Mas outras se seguirão, como a Rua Agra de Ramalde ou a Rua do Viso. Há aqui uma pequena revolução urbanística em curso e o primeiro sinal dado é a conclusão desta obra”. As palavras são de Pedro Baganha, que sublinha o prazo de validade das intervenções ao abrigo do Programa Rua Direita, uma vez que “prepara os arruamentos para as próximas décadas”.
A obra na Rua de Ramalde do Meio arrancou no passado dia 13 de maio, com um investimento de 495 mil euros. A data de conclusão prevista é fevereiro de 2025.