O centro da cidade tem mais dois arruamentos pedonais. Depois do sucesso da intervenção na Rua das Carmelitas, a GO Porto concluiu a obra, que começou em abril passado, nas Rua de Santa Teresa e Rua da Fábrica.
A empreitada, a cargo do Gabinete do Espaço Público, terá uma segunda fase depois do verão, de forma a minimizar constrangimentos durante o período estival, numa das zonas mais movimentadas nesta época do ano, que é a União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
A primeira fase incidiu sobre a Rua de Santa Teresa e a Rua da Fábrica, enquanto a segunda fase, com o mesmo período de execução de 60 dias, será iniciada, previsivelmente, no mês de outubro, e irá contemplar a Rua de Cândido dos Reis.
O projeto permitiu criar, nas duas artérias já intervencionadas, vias de partilha e coexistência, através da substituição de revestimentos e eliminação de desníveis entre a via e os passeios, com a sobrelevação das faixas de rodagem para a cota dos passeios existentes e do prolongamento dos materiais de revestimento dos passeios nos cruzamentos com os demais arruamentos da área envolvente.
Tal como previsto, foi mantido o esquema de circulação pré-existente nos vários tramos dos arruamentos, para além dos quatro lugares de estacionamento existentes na Rua de Santa Teresa e Rua da Fábrica.
Por comum acordo, entre a Câmara Municipal do Porto (através do Departamento Municipal de Atividades Económicas e do Gabinete da Movida) e a GO Porto, foi decidido fasear a realização da obra para não onerar a atividade económica e turística da zona. Pelo mesmo motivo, no intervalo temporal entre as duas intervenções, o estaleiro da obra será desmontado no final da primeira fase e montado novamente na segunda.
A intervenção, na primeira fase, teve um valor de, aproximadamente, 140 mil euros. O valor total de adjudicação desta empreitada, incluindo também a fase dois na Rua de Cândido dos Reis, é de 251 mil euros.