Os muros da Rua de Miragaia, junto ao edifício da Alfândega do Porto, vão ser alvo de um conjunto de obras de reparação e conservação.
Esta intervenção, com início a 18 de novembro, visa corrigir uma série de anomalias identificadas nas estruturas, garantindo não apenas a segurança das pessoas e a proteção dos bens, mas também a preservação do meio ambiente.
Entre os problemas identificados nas estruturas estão a acumulação de sujidade, à presença de manchas esbranquiçadas e de vegetação, pequenas fendas e desagregação dos materiais. Em alguns casos pontuais foram detetadas patologias a nível estrutural.
Além da recuperação dos muros, o projeto inclui a reparação do gradeamento. As soluções preconizadas têm a preocupação adicional de acarretarem baixos custos de manutenção, de facilmente serem replicadas no futuro em caso de necessidade e, naturalmente, de garantirem a segurança de pessoas e bens e a proteção do meio ambiente.
O valor de adjudicação é de pouco mais de 114 mil e quinhentos euros, muito inferior ao preço base do concurso público, que era de 135 mil euros. O prazo de execução das obras é de 120 dias.