A GO Porto é a empresa municipal responsável pela gestão das grandes obras públicas na cidade.
Prestes a completar 25 anos, somamos no nosso portfólio aproximadamente 680 empreitadas, num volume de investimento superior aos 445 milhões de euros. As intervenções a cargo da GO Porto acontecem em áreas tão distintas como a Cultura, o Ambiente, a Educação, o Desporto, o Urbanismo, o Espaço Público ou a Mobilidade.
Criada em 2000, passou a incluir, desde 2016, a gestão e exploração de equipamentos, domínio no qual se destaca o Mercado do Bolhão. Neste caso concreto, a GO Porto geriu a empreitada, assim como toda a operação relacionada com a transferência dos comerciantes e a gestão diária do mercado temporário (até setembro de 2022).
Depois de 15 anos com uma média de 11 milhões de orçamento anual – exceção feita para o ano do Euro 2004 -, temos vindo a registar um aumento exponencial do volume de investimento, com um orçamento para 2025 previsto em mais de 40 milhões de euros.
Na componente de gestão e exploração de equipamentos, somos responsáveis, além do Bolhão, pela gestão do Edifício São Dinis (sede da GO Porto e da Porto Ambiente).
O papel da GO Porto no futuro da cidade é muito relevante e ativo, desde logo pela gestão de obras transformadoras para a cidade como serão o M-odu (antigo Matadouro), a Biblioteca Pública Municipal do Porto ou o Programa Rua Direita, mas também de outras como o Terminal Intermodal de Campanhã ou o Cinema Batalha, ambos já devolvidos à cidade.
Presidente - Pedro Baganha
Vice-Presidente - Manuel Aranha
Vogal - Francisca Carneiro Fernandes