GO Porto

Gestão e Obras do Porto, E.M.

GO Porto

A GO Porto é a empresa municipal responsável pela gestão das grandes obras públicas na cidade.  


Em pouco mais de 20 anos, somamos no nosso portfólio mais de 650 empreitadas, num volume de investimento superior a 350 milhões de euros. As intervenções a cargo da GO Porto acontecem em áreas tão distintas como a Cultura, o Ambiente, a Educação, o Desporto, o Urbanismo, o Espaço Público ou a Mobilidade. 


Criada em 2000, passou a incluir, desde 2016, a gestão e exploração de equipamentos, domínio no qual se destaca o Mercado do Bolhão. Neste caso concreto, a GO Porto geriu a empreitada, assim como toda a operação relacionada com a transferência dos comerciantes e a gestão diária do mercado temporário (até setembro de 2022). 


Depois de 15 anos com uma média de 8 milhões de orçamento anual – exceção feita para o ano do Euro 2004 -, temos vindo a registar um aumento exponencial do volume de investimento nos últimos anos.


Na componente de gestão e exploração de equipamentos, somos responsáveis, além do Bolhão, pela gestão do Edifício São Dinis (sede da GO Porto e da Porto Ambiente). Temos também um papel importante na gestão do antigo Matadouro Industrial do Porto, em Campanhã (ainda em obra). 


O papel da GO Porto no futuro da cidade é muito relevante e ativo, desde logo pela gestão de obras transformadoras para a cidade como serão a Praça da Corujeira ou o Programa Rua Direita, mas também de outras como o Terminal Intermodal de Campanhã ou o Cinema Batalha, ambos já devolvidos à cidade.



Conselho de Administração: 

Presidente - Pedro Baganha

Vice-Presidente - Cátia Meirinhos

Vogal - Manuel Aranha  

Prémios
  • Prémio PNRU 2023 - Melhor Intervenção de Uso Comercial e Serviços: Mercado do Bolhão
  • Prémio PNRU 2023 - Melhor Intervenção Cidade do Porto: Mercado do Bolhão
  • Prémio PNRU 2023 - Melhor Reabilitação Estrutural: Mercado do Bolhão
  • Prémio PNRU 2023 - Melhor intervenção com Impacto Social: Cinema Batalha
  • Prémios SIL do Imobiliário 2023 - Melhor Reabilitação Urbana / Comércio, Serviços e Escritórios: Mercado do Bolhão
  • Prémios SIL do Imobiliário 2023 - Melhor Empreendimento Imobiliário – Espaços Públicos: Terminal Intermodal de Campanhã
  • Prémio Construir 2022 - Melhor Projeto de Reabilitação: Mercado do Bolhão
  • Prémio Construir 2022 - Melhor Espaço de Comércio e Serviços: Mercado do Bolhão
  • Prémio Construir 2022 - Melhor Projeto Público: Terminal Intermodal de Campanhã
  • Prémio Verde - Arquitetura Sustentável 2022: Edifício S. Dinis
  • Prémio Espaço Público IHRU 2012: Espaço Público do Bairro do Lagarteiro
  • Finalista do Prémio Secil Arquitetura 2008: Espaço Público do Bairro de Contumil
  • Menção Honrosa IHRU 2008 - Reabilitação e Qualificação do Espaço Público: Bairro de Pio XII
  • Menção Honrosa IHRU 2008: Conjunto Habitacional Travessa de Salgueiros
  • Prémio IHRU 2008 - Promoção Municipal: Conjunto Habitacional das Fontaínhas
  • Prémio INH 2004: Conjunto Habitacional de Monte S. João
Missão

A GO Porto tem por missão prestar um serviço de excelência no segmento das obras e da gestão e exploração das infraestruturas e equipamentos que lhe sejam atribuídos pelo Município do Porto, ou por terceiros, alicerçada no conhecimento técnico, na inovação, no controlo de prazos e na racionalização de custos.

Visão
A GO Porto pretende ser uma referência no âmbito da atividade que desenvolve e na forma como presta os seus serviços, reconhecida pela sua competência, rigor e distinção, sendo capaz de apresentar soluções inovadoras para os empreendimentos que lhe são atribuídos.
Qualidade

A GO Porto é uma empresa certificada ao abrigo da norma NP EN ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade), desde 2004, tratando-se da primeira empresa municipal, do Município do Porto, a obter esta certificação, sendo ainda a única, na sua área de negócio, a nível nacional.


A implementação de um SGQ na empresa permitiu aumentar os seus rácios de eficiência e eficácia, a qualidade e melhoria contínua dos seus serviços, o reforço no enfoque da satisfação dos seus clientes e a minimização de riscos associados à sua atividade para todas as partes interessadas.


Constitui-se, portanto, como uma ferramenta de Gestão por Excelência, que alavanca a reputação da marca (GO Porto), pois demonstra que a organização está comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a Melhoria Contínua.